CPTM lança licitação para anteprojeto da extensão leste da Linha 13-Jade

Trens da Linha 13-Jade (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Um dia depois que o governo federal e a concessionária GRU Airport assinaram o aditivo de contrato que permitirá a implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos com a Linha 13-Jade, a CPTM lança nesta quinta-feira (9) uma nova licitação que prevê realizar o anteprojeto da extensão do ramal no sentido leste.

Em outras palavras, trata-se do trecho após a estação Aeroporto Guarulhos, atualmente terminal da Linha 13. Com previsão de contar com quatro novas estações, a extensão deve levar o ramal até Bonsucesso e contar com cerca de 10 km.

A licitação lançada hoje inclui também estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira do projeto e servirá de base para uma futura concorrência para sua construção.

Os detalhes do edital ainda não foram revelados pela companhia, mas acredita-se que esse trecho incluirá um pátio de manutenção, necessário à medida que a Linha 13 ganhe demanda maior.

Traçado provisório da extensão da Linha 13 no sentido leste

Não há, no entanto, um prazo para inauguração da extensão, que é considerada pelo governo Doria como posterior ao projeto prioritário, de levar a Linha 13 até a estação Palmeiras-Barra Funda, na região central, prevista para 2024.

Com a ligação da estação Aeroporto Guarulhos pelo People Mover, a Linha 13 seguirá ao largo do maior aeroporto da América do Sul. Na concepção mais recente, a CPTM prevê as estações Jardim dos Eucaliptos, Jardim São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso.

Vale ressaltar no entanto que esse traçado provisório poderá ser modificado após os estudos, que incluem também levntamento aerofotogramétrico da região.

A sessão pública de recebimento das propostas está prevista para 23 de novembro às 10 horas.

Previous Post

Caieiras deverá ganhar nova estação da Linha 7

Next Post
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Participantes da licitação de projeto básico da Linha 19 questionam julgamento técnico do Metrô

Related Posts