CPTM lança licitação para supervisão do sistema de controle de trens da Linha 13

Trem da Linha 13 nas imediações da estação da Luz (Jean Carlos)

Como parte do projeto de levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, a CPTM lançou nesta sexta-feira uma nova licitação, para selecionar a empresa que fará a supervisão do projeto executivo e das obras de implantação do sistema de controle de trens do ramal.

O edital ainda não estava disponível quando esse artigo foi publicado, mas o provável foco do contrato será acompanhar a implantação da nova sinalização que será implantada no trecho entre Luz e Barra Funda, responsabilidade do consórcio Telar-Gros-Sprail Linha 13, e também da modernização e adaptação do Sistema de Controle Centralizado existente na CPTM e que é responsabilidade da Alstom.

A sessão pública de recebimento de propostas está marcada para ocorrer no dia 12 de maio, às 10h, na sede da companhia, no centro da capital paulista.

A CPTM tinha intenção de levar a Linha 13 até a estação Chácara Klabin em estudo de 2018 (CPTM)

A atual gestão decidiu mudar o projeto da Linha 13-Jade, que deveria seguir por via subterrânea pela Zona Leste até ao menos a futura estação Parque da Mooca, onde faria conexão com a Linha 10, ou mesmo Chácara Klabin, onde estão as linhas 2-Verde e 5-Lilás do Metrô.

Na nova concepção, o ramal que passa pelas proximidades do Aeroporto de Guarulhos, compartilhará as vias das linhas 11 e 12 para chegar até a estação Palmeiras-Barra Funda, futuro terminal do Trem Intercidades com destino a Campinas e Jundiaí.

Para atingir essa meta, prevista para 2024, é necessário readequar toda a infraestrutura de vias, sistemas e alimentação de energia a fim de que o trecho possa operar com intervalos mais baixos entre os trens.

Atualmente, a Linha 13-Jade opera com intervalos de 20 minutos no pico e de 30 minutos em horários de menor movimento. O projeto original do ramal prevê um headway de 8 minutos, bastante alto até para os padrões da CPTM.

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