CPTM prorroga contrato sinalização no trecho Grajaú-Varginha

Novo sinaleiro do pátio de Grajaú (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

As obras de expansão da Linha 9-Esmeralda encontram-se em ritmos variados. A extensão dos serviços contemplará duas novas estações: Mendes-Vila Natal, que está em fase avançada de suas obras e pode ser entregue ao público em agosto, e Varginha, no extremo sul da cidade de São Paulo, e que continua a mostrar um tímido avanço.

Um dos pontos fundamentais para viabilizar a operação da nova extensão é a conclusão do sistema de sinalização, sob responsabilidade da empresa Alstom.

Estação Mendes-Vila Natal em fase avançada de obras (iTechdrones)

A empresa venceu a licitação para fornecer materiais e equipamentos para adequar os sistemas de controle de tráfego e do Controle Centralizado do novo trecho em 2017 por R$ 42 milhões.

Recentemente, a CPTM assinou o terceiro termo de aditamento contratual com a empresa francesa que tem como principal objetivo a prorrogação do prazo de conclusão dos serviços em mais quatro meses, totalizando 24 meses de obras, 12 a mais que a previsão original.

A companhia, no entanto, não incluiu nos aditivos uma data-limite para conclusão dos serviços, apenas uma planilha citando as fases durantes os 24 meses de prazo.

Com esse acréscimo ocorreram alterações no cronograma físico-financeiro do contrato, entretanto, não há alterações dos valores, tratando-se apenas um aditamento que visa maior flexibilidade para o encerramento adequado dos serviços.

Os principais serviços que já foram concluídos pela Alstom se referem às adequações no software do Sistema de Controle Centralizado (SSC) para a integração de dois novos domínios na Linha 9, o Domínio Varginha e o novo Domínio Grajaú, que passou por remodelações.

Feitas as adequações necessárias na primeira etapa, a Alstom realizou testes do software definitivo para os novos domínios de Grajaú e Varginha. Neste momento, o foco da empresa será na realização de testes isolados de todos os componentes do SCT Grajaú que sofreram alterações, testes operacionais do trecho Grajaú-Varginha, além dos testes do sistema de Operação Automática de Trens (ATO)

Remodelação no pátio de Grajaú (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Além disso, há também a realização de treinamentos para os funcionários acerca das novas funções e áreas adicionadas ao software de controle de tráfego, tanto para o novo domínio de Grajaú quanto para o Domínio Varginha. Esses treinamentos possivelmente serão fornecidos para os funcionários da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 como parte da etapa de treinamentos da Fase Pré-Operacional da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Todos esses passos são importantes para que o trecho possa ser liberado para a operação o mais brevemente possível com total segurança.

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