Serviço Connect responde por mais de dois terços da Linha 13-Jade

Dados de outubro divulgados pela CPTM mostram que dos 15,5 mil passageiros que a utilizam 10,5 mil embarcam no serviço que leva os trens até o Brás
Linha 13 irá completar 20 meses de operação no dia 31 de dezembro (GESP)

Começar a construir uma linha metroferroviária pela “ponta externa” é muitas vezes necessário, mas também significa atrair poucos passageiros. Um exemplo bastante ilustrativo disso é o da Linha 5-Lilás, de metrô. Inaugurada em 2002, a linha estreou com apenas seis estações distantes do resto da malha metroviária. Havia sim uma importante conexão com a então Linha C na estação Santo Amaro, mas a ferrovia da CPTM possuía intervalos altos e basicamente percorria a Marginal Pinheiros.

No início, o ramal chegava a fechar aos fins de semana tão fraco era o movimento. Foi só quando a Linha 4-Amarela chegou à estação Pinheiros que utilizar a Linha 5 em conjunto com a Linha 9-Esmeralda (ex-Linha C) tornou-se bastante vantajoso. Hoje, com o ramal conectado às linhas 1 e 2 do Metrô e com 20 km e 17 estações, são transportardas mais de 600 mil pessoas por dia.

Fenômeno relativamente semelhante ocorre com a Linha 13-Jade, da CPTM. Prestes a completar 20 meses em operação, o ramal tem visto sua demanda crescer lentamente. Em outubro, por exemplo, foram 15,5 mil usuários por dia útil, um salto de mais de mil passageiros em relação a setembro (14.444) – ainda assim, somente 13% da sua capacidade projetada.

Entre as várias razões para um movimento tão baixo estão o pequeno número de estações (apenas duas em locais novos), os intervalos bastante altos (20 minutos contra 8 minutos do projeto) e o principal, o fato de a Linha 13 acabar muito longe da região central ou de outros ramais melhor conectados. A ligação natural é com a Linha 12-Safira, uma das mais precárias da CPTM e que ainda mantém intervalos bastante elevados além de chegar à região de Engenheiro Goulart com seus trens bastante cheios.

Em resumo, a viagem comum pela Linha 13 é sofrida, demorada e muitas vezes imprevisível. Não é à toa, portanto, que o cenário seja ruim e poderia ser ainda pior se não existisse o serviço Connect. Ao contrário do Expresso Aeroporto que, como mostrou o site, transporta uma média de 30 passageiros por viagem, o Connect, que leva alguns trens até a estação Brás, é o grande responsável pela atual demanda da linha Jade.

Segundo dados da CPTM enviados ao jornal Guarulhos Hoje, o Connect respondeu por 10,5 mil dos 15,5 mil passageiros diários em outubro. Ou seja, ele é responsável na prática por mais de dois terços do movimento atualmente. É um claro sinal de que a Linha 12, na atual configuração, não consegue oferecer a conectividade necessária para que sua irmã possa funcionar dentro da expectativa do passageiro.

Mês Movimento diário de passageiros
jan/19 10.989
fev/19 11.858
mar/19 12.771
abr/19 13.307
mai/19 13.621
jun/19 13.512
jul/19 13.683
ago/19 14.110
set/19 14.444
out/19 15.500

Fonte: CPTM

Cenário ideal vai demorar

Apesar do panorama ainda aquém do ideal, as perspectivas para os passageiros da Linha 13 são positivas. Em breve estrearão os novos trens da Série 2500, exclusivos do ramal, e que permitirão a ampliação do serviço assim a sinalização esteja funcionando de acordo. Com mais trens será possível se programar melhor para utilizá-la. De quebra, espera-se pela modernização do trecho de vias hoje compartilhado com a Linha 12, o que permitirá que o Connect possa ter mais horários.

Na próxima década, caso as obras da extensão da Linha 2-Verde do Metrô realmente comecem e não atrasem, será possível conectar-se com a Linha 13 na futura estação Tiquatira, encurtando a distância e o tempo de viagem até a região do Aeroporto de Guarulhos.

Ou seja, assim como a Linha 5-Lilás já conectou “nada a lugar algum” e hoje demonstra sua importância, a Linha 13 caminha lentamente na mesma direção, embora a passos lentos.

Trem da Série 2500: com início de operação, intervalos deverão ser reduzidos em breve (CRRC)

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4 comments
  1. As estações Eng. Goulart e CECAP estão sem as placas de comunicação visual, alguém sabe o motivo

  2. crescimento significativo do numero de passageiros desde o inicio do ano, mas que pode ser bem maior quando todos os 8 trens chineses estiverem em circulaçao no ano de 2020 !
    acho que a linha tem condiçoes de chegar facil a 25,000 passageiros/dia poucos meses apos diminuir o intervalo para 8 minutos !
    Depois disto tem que haver a ligaçao com a linha verde do metro para poder chegar a 100,000 passageiros/dia

  3. Recentemente saí pouco antes das 23:00 do aeroporto e cerca de 23:15 já estava na Engenheiro Goulart. Lá só passou o trem que seguia para o Tatuapé 23:45. Foi uma correria no metrô e quando cheguei na linha amarela já estava fechada.
    Obviamente não houve nenhum aviso no vagão quando desci na República.
    Voltei correndo com crianças e malas e consegui o último trem para a Barra Funda, onde o trem da CPTM também já tinha encerrado as atividades.
    Tive que pegar um uber esperando em um lugar bastante suspeito.
    Se a linha Jade chegasse ao menos no Tatuapé tendo a ligação direta com o metrô, aumentaria muito o número de passageiros.
    O Brás é a Luz são estações enormes para baldear e essa troca no Tatuapé para andar só uma estação ficou mal feita.
    A linha Jade é case do que não fazer ao implementar uma linha.

  4. Leva pouco pois se depende da L12 para tudo. A pessoa que vai da Berrini para Guarulhos, por exemplo, tem que fazer L9-L4-L11-L12-L13, de Moema L5-L2-L10-L12-L13, da Lapa L7-L11-L12-L13, enfim, muitas baldeacoes, fora que no Vale é de 30/30, tornando a viagem cansativa.
    Se fosse de 15/15 ate o Brás ao menos, levava tranquilo 80k/dia

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