Após anunciar durante a inauguração na semana passada que a estação Mendes-Vila Natal seria rebatizada com uma homenagem ao ex-prefeito Bruno Covas, falecido em maio, o governador João Doria cumpriu ao promessa ao publicar um decreto no Diário Oficial nesta segunda-feira trazendo a mudança.
De acordo com o decreto nº 65.925, a estação passa a ser chamada de “Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal”, numa formatação semelhante à realizada pela CPTM na estação Santo André, que é precedida pelo nome do ex-prefeito Celso Daniel, do PT.
O acréscimo do nome do ex-prefeito tucano, vítma de câncer, obrigará a mudança de paineis e materiais de comunicação visual que traziam o nome original, a despeito da recente inauguração.
Opinião: Desserviço à população
Como já manifestado por este site, o uso da nomenclatura de estações para realizar homenagens a pessoas públicas é um absurdo, além de um desserviço à população, que precisa identificar destinos em seus trajetos na malha metroferroviária.
Mesmo mantendo a denominação original e correta, como neste caso, a adição de nomes se revela uma inutilidade já que muitas vezes as pessoas ignoram o acréscimo, preferindo se referir à parada pelo nome mais conhecido. O caso das estações “Prefeito Celso Daniel – Santo André” e “São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido” são exemplos claros disso.

Nomes de estações devem tão e somente ser originados de referências da região, que soem familiares para a maior parte das pessoas. Ao contrário da maior parte de logradouros públicos, monumentos ou outros equipamentos públicos, estações de trens não deveriam ser usadas para esse tipo de homenagem, não importa a relevância da personalidade pública.
Causa estranheza maior que o governador João Doria, que se autointitula um “gestor” e não “político”, tenha usado de um expediente tão comum à velha política. É mais uma das tristes constatações da atual administração, afeita a doses diárias de demagogia em seus perfis de redes sociais.
Infelizmente, atitudes como a do governador só estimulam as tentativas de deputados estaduais e vereadores de renomear estações, como já relatado por este site anteriormente.
Bruno Covas merecia outro tipo de homenagem.