A deputada estadual de São Paulo Adriana Borgo (PROS) protocolou na última semana na Assembléia Legislativa um projeto de lei que prevê a alteração do nome da estação da Luz do Metrô (linhas 1-Azul e 4-Amarela) para “Estação da Luz – Senador Major Olímpio” – a mudança não afetaria a centenária estação da CPTM.
“Mediante a tamanha referência de pessoa pública, homem e principalmente ser humano, que nos fez e ensinou tanto a sociedade, aos profissionais de segurança pública e política brasileira, acreditamos ser merecedor da presente homenagem”, justificou a deputada.
O Projeto de Lei 185/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 26 de março e está em tramitação ordinária. O senador Major Olímpio, eleito por São Paulo em 2018, faleceu no último dia 18 de março por complicações da COVID-19.
Em 2018 houve a alteração do nome da estação Liberdade da Linha 1-Azul para Japão-Liberdade. Na época foi divulgado um estudo onde se previa um gasto aproximado de R$ 1 milhão para a atualização de nome de uma estação. O gasto contempla mapas da Região Metropolitana, do Transporte Metropolitano e das linhas nas estações e nos trens do sistema,bem como as placas, marcos luminosos e totens dos acessos das estações.