Ainda que em meio à obras pendentes, o governo Doria entrega nesta terça-feira, 10, a estação Mendes-Vila Natal, às 10 horas. A nova parada da Linha 9-Esmeralda acrescentará cerca de 2,2 km ao ramal da CPTM e será a 19ª do ramal.
A companhia ainda não forneceu detalhes do funcionamento da nova estação, mas é sensato esperar por uma operação assistida bastante restrita e que deve começar na quarta-feira, se seguir os procedimentos de outras inaugurações.
Será o fim de uma espera que completou ao menos 10 anos, quando o governo Alckmin anunciou a extensão de 4,5 km e que inclui também a mais atrasada estação Varginha.
De lá para cá, o projeto passou por idas e vindas, contratos cancelados e licitações refeitas para contar com investimento do governo federal, algo raro em obras metroferroviárias – a União geralmente só realiza financiamentos para São Paulo, ao contrário de outros estados.

Volta dos trens 20 anos depois
Vale lembrar que a região já contou com serviço sobre trilhos por conta da existência da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1992, a Fepasa abriu uma extensão operacional da Linha Sul até Varginha, que circulava em bitola métrica.
Em 1996, a CPTM assumiu sua operação, construindo novas estações ao longo do trecho principal então Linha C-Celeste. A extensão, com estações e vias precárias, acabou tendo o serviço suspenso em 2001.
A CPTM, no entanto, reformou parte do trecho e entre 2007 e 2008 inaugurou três novas estações, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú.
Veja o vídeo do iTechdrones que mostra o teste com trens na estação Mendes-Vila Natal