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Diante da expectativa de expansão, CPTM irá contratar supervisão para projetos de estações e linhas

Atividade incluirá o gerenciamento de projetos de pátios, estações, expansão da Linha 13-Jade e implantação da Linha 14-Ônix

Linha 13-Jade Ponte estaiada
Projetos de ampliação da rede da CPTM passarão por supervisão (Jean Carlos)

A CPTM abriu no final do mês passado uma nova licitação para a prestação de serviços de arquitetura e engenharia para apoio técnico na elaboração de novos projetos a serem desenvolvidos para a companhia.

Um conjunto de novos projetos está sendo elaborado visando a ampliação do serviço ferroviário, bem como a capacitação de estruturas nas linhas que facilitarão a futura operação nos ramais.

Estão previstas adequações no pátio de São Caetano, na Linha 10-Turquesa, no pátio Calmon Viana, que atende a Linha 12-Safira, e no pátio de Manutenção Eng. São Paulo, que abriga os trens das Linhas 11, 12 e 13. As passarelas em Guaianases também deverão passar por melhorias.

No que se refere às estações, três grandes projetos estão em pauta: a estação Lajeado na Linha 11-Coral, a estação União de Vila Nova na Linha 12-Safira e a nova estação de Rio Grande da Serra, cujo projeto está sendo elaborado pela MRS Logística.

Projeção da nova estação (MRS)

Em relação às novas estruturas, a CPTM dará foco para à implantação do pátio Suzano na Linha 11-Coral e de um novo pátio para a Linha 13-Jade.

A extensão da Linha 13-Jade até a região de Bonsucesso também está contemplada no escopo da supervisão, assim como a implantação da Linha 14-Ônix, que está passando por revisão do seu projeto com alterações no traçado e, possivelmente, na dinâmica operacional que previa originalmente um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A empresa a ser contratada deverá apresentar uma proposta técnica e comercial que deverá ser avaliada em conjunto. A proposta técnica deverá ter peso de 70% na avaliação, enquanto a proposta comercial responderá por 30% da nota final.

O custo estimado para os serviços está estimado em R$ 9,6 milhões para para a supervisão dos pátios, R$ 8,2 milhões para estações e passarelas, R$ 6,8 milhões para as novas linhas, R$ 1,7 milhão para a coordenação e R$ 400 mil para consultoria. 

O total estimado do contrato é de 26,9 milhões. A empresa responsável deverá realizar os serviços dentro do período de 36 meses.

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Guile
Guile
2 anos atrás

Uma empresa do ramo ferroviário precisa contratar uma empresa de fora para fazer o serviço que a CPTM é especializada … Vamos lembrar do eia rima da linha 19 que o metrô contratou, a empresa abandonou o serviço e o próprio pessoal do metrô fez. É muito dinheiro jogado fora

Ivo
Ivo
2 anos atrás
Responder para  Guile

Uma empresa do ramo ferroviário não é necessariamente especializada em elaborar projetos ou em supervisão de projetos. O tempo e o custo seriam maiores (e até as atividades da CPTM seriam atrapalhadas pelo desvio de funcionários para uma atividade secundária) se a CPTM deixasse de contratar empresas especializadas e passasse a fazer tudo sozinha.

Já a Cia. do Metropolitano de São Paulo presta serviços de consultoria em projetos desde o final dos anos 1970. Mas se ela quiser prestar serviços para a CPTM, precisa participar das licitações como qualquer outra empresa.

Dylan
Dylan
2 anos atrás

CPTM ficou doida foi??? Oxi ,vai gastar rios de dinheiro ,sendo que ela própria pode fazer isso ,não dá pra entender velho

Odair Jr
Odair Jr
2 anos atrás

Expectativa de extinção, não de expansão.

Lucas
2 anos atrás

Extensão da Linha 12 Safira pra Suzano esquecida no churrasco.

Valter
Valter
2 anos atrás

Linha 14 infelizmente vai virar BRT, podem anotar.