Diante da expectativa de expansão, CPTM irá contratar supervisão para projetos de estações e linhas

Atividade incluirá o gerenciamento de projetos de pátios, estações, expansão da Linha 13-Jade e implantação da Linha 14-Ônix
Linha 13-Jade Ponte estaiada
Projetos de ampliação da rede da CPTM passarão por supervisão (Jean Carlos)

A CPTM abriu no final do mês passado uma nova licitação para a prestação de serviços de arquitetura e engenharia para apoio técnico na elaboração de novos projetos a serem desenvolvidos para a companhia.

Um conjunto de novos projetos está sendo elaborado visando a ampliação do serviço ferroviário, bem como a capacitação de estruturas nas linhas que facilitarão a futura operação nos ramais.

Estão previstas adequações no pátio de São Caetano, na Linha 10-Turquesa, no pátio Calmon Viana, que atende a Linha 12-Safira, e no pátio de Manutenção Eng. São Paulo, que abriga os trens das Linhas 11, 12 e 13. As passarelas em Guaianases também deverão passar por melhorias.

No que se refere às estações, três grandes projetos estão em pauta: a estação Lajeado na Linha 11-Coral, a estação União de Vila Nova na Linha 12-Safira e a nova estação de Rio Grande da Serra, cujo projeto está sendo elaborado pela MRS Logística.

Projeção da nova estação (MRS)

Em relação às novas estruturas, a CPTM dará foco para à implantação do pátio Suzano na Linha 11-Coral e de um novo pátio para a Linha 13-Jade.

A extensão da Linha 13-Jade até a região de Bonsucesso também está contemplada no escopo da supervisão, assim como a implantação da Linha 14-Ônix, que está passando por revisão do seu projeto com alterações no traçado e, possivelmente, na dinâmica operacional que previa originalmente um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A empresa a ser contratada deverá apresentar uma proposta técnica e comercial que deverá ser avaliada em conjunto. A proposta técnica deverá ter peso de 70% na avaliação, enquanto a proposta comercial responderá por 30% da nota final.

O custo estimado para os serviços está estimado em R$ 9,6 milhões para para a supervisão dos pátios, R$ 8,2 milhões para estações e passarelas, R$ 6,8 milhões para as novas linhas, R$ 1,7 milhão para a coordenação e R$ 400 mil para consultoria. 

O total estimado do contrato é de 26,9 milhões. A empresa responsável deverá realizar os serviços dentro do período de 36 meses.

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6 comments
  1. Uma empresa do ramo ferroviário precisa contratar uma empresa de fora para fazer o serviço que a CPTM é especializada … Vamos lembrar do eia rima da linha 19 que o metrô contratou, a empresa abandonou o serviço e o próprio pessoal do metrô fez. É muito dinheiro jogado fora

    1. Uma empresa do ramo ferroviário não é necessariamente especializada em elaborar projetos ou em supervisão de projetos. O tempo e o custo seriam maiores (e até as atividades da CPTM seriam atrapalhadas pelo desvio de funcionários para uma atividade secundária) se a CPTM deixasse de contratar empresas especializadas e passasse a fazer tudo sozinha.

      Já a Cia. do Metropolitano de São Paulo presta serviços de consultoria em projetos desde o final dos anos 1970. Mas se ela quiser prestar serviços para a CPTM, precisa participar das licitações como qualquer outra empresa.

  2. CPTM ficou doida foi??? Oxi ,vai gastar rios de dinheiro ,sendo que ela própria pode fazer isso ,não dá pra entender velho

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