Discussões sobre a Linha 16-Violeta do Metrô foram iniciadas, diz Tarcísio

Ramal deverá ligar a região do Jardim Paulistano com parte da Zona Leste, mas licitação de projeto está parada há quase um ano
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal

“Esquecida” há quase um ano, a Linha 16-Violeta do Metrô voltou a ser citada pelo governo do estado. Em visita às obras da Linha 6-Laranja nesta terça-feira, 23, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o ramal está sendo “discutido”.

Já iniciamos a discussão da futura Linha-16 que vai atender a Zona Leste“, disse ele, sem esclarecer quais são os planos da sua gestão.

A Linha 16 passou a fazer parte dos planos do Metrô no final da década passada e foi revelada em primeira mão pelo MetrôCPTM em 2018.

Ela surgiu como uma alternativa para a extensão leste da Linha 6-Laranja que, à época passava por problemas com a concessionária Move São Paulo.

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Estações previstas na Linha 16-Violeta
Estações previstas na Linha 16-Violeta (CMSP)

O Metrô se debruçou no projeto e o utilizou para avaliar novas tecnologias e estratégias para tornar sua construção mais barata e eficiente.

Entre as inovações estão vias com até 5% de inclinação, uso de elevadores de grande porte e, sobretudo, a escavação dos túneis com uma tuneladora de grandes dimensões.

Com essa técnica, vista no Metrô de Barcelona, na Espanha, seria possível não apenas construir os túneis mas também o nível de plataformas de algumas estações.

Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)
Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)

Licitação parada

Em 2022, a companhia lançou o edital de licitação do anteprojeto de arquitetura e engenharia, o projeto básico e o estudo ambiental.

Em maio do ano passado, o Metrô divulgou a classificação da concorrência, mas desde então não houve mais notícias sobre o certame.

A gestão de Tarcísio tem acelerado os projetos das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que poderão ser concedidas em conjunto com linhas antigas do Metrô.

Trajeto alterado recentemente

Em sua concepção atual, a Linha 6-Violeta terá um trajeto de 32 km, 23 estações e capacidade para transportar 833 mil passageiros diariamente.

Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta (CMSP)

O percurso vai da estação Oscar Freire, passando pelo Jardim Paulistano até chegar à Estação Paraíso. De lá, o ramal cortará o bairro da Aclimação e Ipiranga, chegando à futura estação São Carlos.

Dali em diante a Linha 16 segue pela Zona Leste entre as linhas 3-Vermelha e 15-Prata até chegar à Cidade Tiradentes, não sem antes cruzar com a Linha 2-Verde em Anália Franco.

Em março, um novo mapa do Metrô mostrou que o ramal teve um trecho deslocado mais para o sul a fim de se distanciar da Linha 6-Laranja em sua extensão à leste.

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8 comments
  1. As linhas 19, 20 e 14 estão a frente dela, ela só deve sair do papel qnd estas estiverem concluindas, isso deve demorar uns 50 anos.

  2. Torço para que esse trecho volte pra Linha Laranja, uma baldeação a menos para quem mora na Zona Leste e queira ir para o centro

    1. Se desistiram dessa ideia, é porque o Metrô não quer transformar, no futuro, as conexões em São Joaquim e Higienópolis-Mackenzie em um verdadeiro inferno.

      Ainda mais levando em conta que Higienópolis da L4 é uma estação péssima para conexão (assim como Paulista da mesma linha), com plataformas pequenas e ainda espremidas mais ainda na região das escadas (fixas e rolantes).

  3. Tomara que sejam feitos estudos para iniciar as obras da Cidade Tiradentes em direção ao Centro, subvertendo o que se tem feito até agora.

    A Linha 16 pode ser entregue em várias fases. Por exemplo, fase 1 até a Estação Santa Marcelina, se a Linha 14 Ônix tiver sendo construída de forma simultânea. Fase 2 até Estação Anália Franco (Linha 2 Verde). Fase 3 até a futura Estação São Carlos (Linha 10 e 13). Fase 4 até Estação Paraíso (Linhas 1 e 2). Fase 5 até a Estação Oscar Freire (Linha 4).

    Da mesma forma, a Linha 14 Ônix poderia ser escavada a partir da Estação Itaquera (Linhas 3 e 10), sentido ABC e depois sentido Guarulhos.

    1. Não tem a menor condição de essa linha ter uma fase entre CT e AF (L2-VERDE), pois a L2 virá de Guarulhos, somando no seu trajeto demanda de integração (principalmente, mas não somente) em: Gabriela Mistral (L12 e L13), Penha (L3 e L11), Vila Prudente (L15), Tamanduateí (L10 e futuro BRT ABC) e Sacomã (futuro BRT ABC).
      Ou seja, vão criar mais um ponto de incremento de demanda, mesmo que em um longínquo horizonte, para a L2?!
      Já chega, não é?!

      Para a L16 funcionar, é preciso ligar algum ponto importante e gerador de demanda significativa da zona leste até Paraíso pelo menos.
      Do contrário, não haverá viabilidade na operação da linha.

  4. Não é um RAMAL e sim uma LINHA 16. Não existe nenhum Ramal no Metrô de SP até agora.

  5. discussões podem haver mas obra mesmo só daqui 10 anos.Segundo o planejamento que saiu a linha20 seria a próxima com obras iniciando em 2028 portanto linha 16 e linha 19 só na década de 30.trata se de promessa eleitoreira.

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