Destaques Linha 5 Metrô de São Paulo

Dois anos após assumir operação, ViaMobilidade vai dando nova cara à Linha 5-Lilás

Concessionária tem realizado um trabalho de recuperação das seis estações originais do ramal de Metrô, além de padronizar sua sinalização
Estação Largo Treze: piso sendo trocado (STM)

Embora seja apenas um ramal, a Linha 5-Lilás oferece duas experiências diferentes aos seus usuários: há o trecho aberto entre 2014 e 2018, com estações modernas, com bastante iluminação natural, (algumas) portas de plataforma, além de sinalização mais clara e agradável. E existem as seis estações originais, inauguradas em 2002, e que ainda seguiam um padrão visual semelhante às primeiras linhas do Metrô, com pisos emborrachados na plataforma, iluminação deficiente e a conhecida falta de padrão em suas placas de sinalização da companhia.

Há dois anos recém completados como operadora da Linha 5, a concessionária ViaMobilidade vem aos poucos mudando de cenário e buscando trazer uma única identidade ao ramal. Além de já ter substituído a sinalização visual original por placas inteiramente na cor lilás, a empresa já substituiu nas estações Capão Redondo, Campo Limpo e Giovanni Gronchi o piso de pluriograma (a famosa placa em borracha) pelo porcelanato, de manutenção mais fácil e que também contribui por tornar os ambientes mais claros.

Isso ficará muito evidente na estação Largo Treze, a única subterrânea da primeira fase da Linha 5. Imagens divulgadas pela Secretaria de Transportes Metropolitanos nesta semana mostram parte do piso emborrachado já removido e sendo preparado para receber o novo acabamento. Restam ainda Vila das Belezas e Santo Amaro, mas esta última deverá passar por um processo diferente já que é alvo de uma obra de maior vulto, a ampliação do espaço de circulação dos usuários.

Parte dos requisitos da concessão, o projeto que ampliará as plataformas e túneis de conexão com a Linha 9-Esmeralda foi iniciado neste ano e deve começar a ficar mais evidente nos próximos meses. A ViaMobilidade já está levantando tapumes no entorno da estação para preparar as intervenções.

Outra obra já concluída foi a modernização e readequação da estação Capão Redondo, atual terminal sul da Linha Lilás. Executada no ano passado, a reforma possibilitou a melhoria do fluxo de passageiros, que chega a atingir 100 mil pessoas em dias úteis.

Portas de plataforma

Além do trabalho da concessionária, também o Metrô está na reta final do processo de instalação das portas de plataforma (PSD) no ramal. A cargo da Bombardier, o serviço já deveria ter sido concluído no trecho novo, mas acabou atrasando. Agora, a empresa já tem quatro estações com o equipamento sendo montado – Alto da Boa Vista, Campo Belo, Moema e Chácara Klabin – e outras quatro sendo preparadas para recebê-las.

Quando a instalação for finalizada em 2021, a Linha 5-Lilás terá mudado bastante do seu conceito original, projetado no final dos anos 90, e sobretudo, deverá apresentar um aspecto de linha única e não a tal experiência dupla atual.

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

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  • Ricardo, uma característica que também diferencia bastante a estação Largo Treze das demais, é a sua falta de ventilação que dá uma sensação de alta temperatura ambiente na plataforma. Talvez isso se deva pela forma como ela foi construída.

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