Em carta ao sindicato, presidente do Metrô admite liberar catracas das estações

Ofício enviado na manhã desta quinta-feira condiciona liberação ao retorno de 100% dos funcionários ao trabalho
Estação Pedro II fechada (PMSP)

A retomada da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô pode ocorrer de uma forma inusitada, com a liberação das catracas para o acesso dos passageiros. A condição foi aceita pelo presidente da companhia, Paulo Menezes, em carta enviada ao Sindicato dos Metroviários no início da manhã desta quinta-feira, 23, mas com a concidção de que 100% dos funcionários voltem ao trabalho.

Os quatro ramais metroviários estão fechados desde a madrugada após a entidade decidir em assembléia pela greve. Os trabalhadores da empresa pleiteiam o pagamento de abonos como parte da participação nos resultados do Metrô nos últimos anos.

A liberação das catracas foi autorizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) como alternativa para evitar a paralisação. Trata-se de uma alternativa que não foi aceita pelo governo do estado em greves anteriores.

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“Considerando a deliberação da categoria, a Companhia informa que liberará as catracas”, disse Menezes. “Para tanto, solicita o retorno imediato de 100% da categoria com a retomada plena das atividades com a maior brevidade para minimizarmos os transtornos oriundos da paralisação”, acrescentou o executivo.

Em nota à imprensa, o Metrô de São Paulo confirmou a proposta de liberar o acesso às linhas, mas lamentou a situação. “A liberação deve gerar prejuízo dificultando ainda a saúde financeira da empresa. A Companhia reforça que tentou todas as formas de negociação, inclusive com a concessão de benefícios como o pagamento de progressões salariais. A empresa também cumpre integralmente com o acordo coletivo de trabalho e as leis trabalhistas.”

Carta enviada pelo presidente do Metrô ao Sindicato dos Metroviários (Reprodução)

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7 comments
  1. Deixa eu ver se entendi: reclamam que a CCR recebe 6 reais por passageiro na L4 e a CMSP 4,40 e ainda tem que fechar a conta com subsídio, mas agora vai receber 0,00 por causa da greve, parece que estão querendo acabar com a CMSP mesmo.
    E o sindicato está querendo receber participação nos lucros, em um empresa que só dá prejuízo, e todo mês o buraco é fechado com subsídio.

    1. Transporte público é serviço básico não tem que dar lucro, uma linha ser deficitária não é motivo pra fechar ela, infelizmente o sindicato não pode prostestar pela privatização de toda a malha por que seria mais do que necessário protestar por isso

  2. pra min o sindicato está empurrando essa greve ai so pra tumultuar sinceramente deveriam começar a mandar embora justa causa e renovar os empregados tá dificil viu

  3. Isso torna mais claro que as outras linhas por questão de tempos devem e serão privatizadas. Tentem fazer greve com uma empresa privada a resposta clara se segue… RUA.

  4. Passou da hora de privatizar tudo. Mandem embora este bando de faz nada que aí está. Vão pedir emprego na porta do sindicato.

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