Em Nova York, Tarcísio deve apresentar concessão das linhas 11, 12 e 13 para investidores

Trem na Linha 11-Coral
Trem na Linha 11-Coral (Jean Carlos)

Depois de viagens para a China e Europa, o governo do estado de São Paulo iniciou uma nova “missão” em busca de investidores para os projetos da atual gestão.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a nova tour que tem como destino Nova York, nos EUA. Lá, ao que tudo indica, ele apresentará o projeto de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, operadas pela CPTM.

Segundo o governo serão 18 projetos entre 44 que estão previstos para serem leiloados até 2026, quando finda o mandato de Tarcísio. Entre as reuniões estão um encontro com membros da XP Investments e reuniões com investidores organizadas pelo Banco Santander e Bank of America.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A concessão dos três ramais que operam na região leste da Grande São Paulo foi anunciada meses atrás e a Secretaria de Parcerias em Investimentos mantém um cronograma bastante otimista para o projeto.

Segundo a pasta, o pacote, orçado em R$ 10 bilhões, deverá ter a primeira audiência pública neste semestre (Tarcísio chegou a apontar que o evento ocorreria em maio).

Raio-X da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Raio-X da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (SPI)

O edital de concessão pode ser lançado no 3º trimestre e o leilão, no final deste ano, com assinatura do contrato em 2025.

No entanto, é pouco crível que essas metas sejam cumpridas. Embora o governo tenha obtido mais experiência com concessões de trens metropolitanos após leiloar as linhas 7, 8 e 9, há todo um período de estudos e discussão necessários para amadurecer o projeto.

Sendo assim, pensar que isso pode ser feito em apenas um ano soa bastante incomum.

A concessão das três linhas em conjunto foi revelada com exclusividade pelo MetrôCPTM em junho de 2021, quando a CCR apresentou um pedido ao governo para avaliar essa possibilidade.

Previous Post
Linha 20-Rosa

Linha 20-Rosa do Metrô ganhará estudo mercadológico

Next Post
Supervia deve pedir compensação bilionária (Clarice Castro)

Supervia pede compensação bilionária ao governo do Rio de Janeiro

Related Posts