Em novo formato, Expresso Aeroporto da Linha 13 estreia nesta terça-feira

Trem da Série 2500 na estação da Luz: Expresso Aeroporto de volta (CPTM)

A Linha 13-Jade da CPTM volta a contar com um serviço expresso até o centro de São Paulo a partir desta terça-feira, 1º de dezembro. O novo Expresso Aeroporto estreia com a mesma tarifa da rede sobre trilhos (R$ 4,40) e partidas a cada hora da estação da Luz e também de Aeroporto Guarulhos, durante todo o funcionamento do ramal (das 5h00 às 0h00).

As paradas, no entanto, foram alteradas pela companhia. Agora, o serviço que substitui também o Connect passa a atender a estação Guarulhos-CECAP, mas deixa de incluir Tatuapé, onde havia uma conexão mais rápida com a Linha 3-Vermelha. Por outro lado, ao oferecer mais viagens até Luz, a CPTM permitirá melhores baldeações para os usuários já que a estação também atende as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô.

Mas a mudança também tem uma potencial perda, a eliminação da parada na estação Brás no sentido Luz-Guarulhos. Embora tenha mantido a importante estação nas viagens sentido capital, o governo Doria considerou dispensável incluí-la no sentido oposto. A justificativa, no entanto, subestima a inteligência dos passageiros, que na visão da gestão não seriam capazes de observar se o trem que para na plataforma seria da Linha 11-Coral, 10-Turquesa ou da Linha 13-Jade, já que ambas passaram a usar a mesma via no novo formato.

Em resposta a um usuário do Twitter, o secretário Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) explicou que um “desavisado” poderia embarcar no trem errado. Por conta de usuários distraídos, outros milhares de passageiros que usavam o serviço Connect na estação Brás terão de realizar a chamada “viagem negativa” até Luz para poderem utilizar a Linha 13-Jade até Guarulhos.

É um caso clássico da famosa postura paternalista do estado que, em vez de orientar as pessoas, prefere tratá-los como incapazes de se habituar a uma mudança na operação. O uso de uma mesma plataforma por várias linhas e serviços é algo corriqueiro mundo afora – em Londres, algumas plataformas de estações de metrô atendem a vários ramais e serviços como Saint Pancras, onde passam três linhas diferentes e uma delas pode ter quatro destinos finais.

Mesmo no Brasil, o compartilhamento de plataformas ocorre há muitos anos em várias estações do MetrôRio e não há relatos de passageiros desavisados a ponto de inviabilizar a operação. Para isso, bastaria uma solução relativamente simples, a instalação de paineis informativos na plataforma indicando o destino e linha do próximo trem, mas certas coisas parecem ser tecnologia de outro mundo no sistema metroferroviário paulista.

Novo serviço substituirá o antigo Airport Express e o Connect

Mais trens e sistema de sinalização

Nesta terça-feira, a CPTM também fará a entrega do 5º trem da Série 2500, fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang na China. A nova composição, encomendada com diferenciais como bagageiros e paineis dinâmicos, permitirá que a Linha 13-Jade possa enfim reduzir seus intervalos e oferecer um serviço mais constante e rápido. Desde que, é claro, o contrato de sinalização seja enfim concluído, o que já deveria ter ocorrido há bastante tempo – as informações mais recentes dão conta de que a implantação está na reta final.

Até o momento, no entanto, a companhia não anunciou oficialmente mudanças nesse sentido. Quem sabe durante a entrega isso não mude finalmente.

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