Depois de inaugurar a Linha 13-Jade em pleno feriado de Páscoa, o governador Geraldo Alckmin terá uma semana cheia na agenda do Metrô. Durante discursos no sábado, o governo confirmou a abertura de seis estações durante esta semana, a última em que o tucano ficará à frente da gestão – na sexta-feira (06) ele passa o cargo ao vice-governador Márcio França do PSB.
O calendário de inaugurações desta primeira semana de abril foi ratificado: na quarta-feira (04) será aberta a estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela. Ela funcionará no que o Metrô chama de “operação comercial restrita”, ou seja, com cobrança de tarifa porque a parada fica no meio da parte operacional da linha. O horário de 10h às 15h deve durar 15 dias quando passará a funcionar de 4h40 à meia-noite como as demais estações.
No dia seguinte (05), a estação Moema da Linha 5-Lilás passará a funcionar em operação assistida. Na sexta (06), o último ato de Alckmin com a inauguração de quatro estações do monotrilho da Linha 15 – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Serão importantes acréscimos à rede metroferroviária, mas bem menos do que prometia o governo. Na Linha 15, por exemplo, a ideia era abrir todas as estações em março. No fim a parada Jardim Planalto, cotada para essa pré-inauguração, acabou postergada. Não se sabe se abrirá com as três restantes em junho ou se o Metrô acabará a acrescentando nas próximas semanas.
A estação Oscar Freire chegou a ser cotada para abertura no final do ano passado, mas na época a data foi postergada para março, porém, com um acesso apenas – o segundo ficará para 2019. Já a expansão da Linha 5-Lilás era promessa para o final de 2017 com direito a nove das dez estações. No entanto, Alckmin terá entregue até quinta metade delas. As outras cinco ficarão para o vice até junho (quatro) e dezembro (uma).
Embora afastado do cargo, o atual governador deve pressionar para que as estações pendentes sejam abertas ainda em 2018 e antes da eleição para servirem de vitrine eleitoral. Por isso, paradas como São Paulo-Morumbi (Linha 4), Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus (Linha 15) e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin (Linha 5) deverão ser inauguradas entre maio e setembro possivelmente.
Veja também: Estação Eucaliptos passa a funcionar em horário comercial