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Empresa chinesa teria assumido a Linha 6-Laranja

Em evento, Clodoaldo Pelissioni revelou que contrato foi assinado e que obras deverão ser retomadas até o final do ano

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Paradas há pouco mais de um ano, as obras da Linha 6-Laranja devem ser retomadas até o final de 2017. É o que revelou Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos aos presentes na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que ocorreu em meados de setembro.

Ao fazer sua apresentação a respeito das obras tocadas pelo governo do estado tanto no Metrô quanto na CPTM, Pelissioni disse que uma empresa chinesa (sem revelar o nome) já teria assinado o contrato para assumir a Linha 6-Laranja, hoje em mãos do consórcio Move São Paulo. Conforme relatos de presentes, o secretário teria explicado que o grupo chinês deverá fazer uma visita técnica aos canteiros em outubro e só então a negociação será anunciada oficialmente, inclusive, com prazos para retomá-la.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos negou que Pelissioni tenha feito a afirmação, divulgada pelo site Diário da Zona Norte: “Durante a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o secretário Clodoaldo Pelissioni anunciou que as negociações estão avançadas e que a expectativa é de que sejam concluídas com êxito em breve. Em nenhum momento ele disse que já foi assinado contrato. A STM concedeu prazo de 60 dias, até outubro, para que a concessionária Move São Paulo realize as análises jurídica, financeira e técnica da oferta de uma empresa internacional interessada em adquirir a concessão da linha 6-Laranja“, explica a STM.

A existência dessa empresa foi revelada pelo próprio secretário em julho que deu 60 dias para que as duas empresas chegassem a um acordo – caso contrário o contrato seria rescindido.

Enquanto isso, a Move São Paulo tem feito alguns trabalhos nos canteiros para mantê-los em condições de serem retomados. Além disso, o segundo shield duplo, que escavará no sentido São Joaquim, desembarcou no Porto de São Sebastião e pôde ser visto a caminho do VSE Tietê, onde já se encontra o primeiro equipamento, desmontado.

O atraso de mais de um ano no cronograma deve postergar a entrega da Linha 6 ao menos para 2022 caso o novo consórcio não acelere sua construção.

Atualizado em 02 de outubro de 2017.

Diagrama das estações da linha 6 Laranja

Diagrama das estações da linha 6 Laranja

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comments

  • Olá Ricardo, como vai?
    Espero que isso se concretize em breve, será entusiasmante se acontecer, afinal a China é o país que mais avançou em transporte sobre trilhos nos últimos anos, quem sabe com uma empresa de lá não ocorra a construção em tempo recorde, torçamos para que sim! Só que eu fiquei com uma dúvida referente a compra da PPP: A empresa chinesa iria comprá-la por completo? Com isso iria operar a linha após a construção?

    • Olá, Rafael, tudo bem? É apenas um palpite, mas creio que a tal empresa chinesa deverá comprar a participação das empresas envolvidas na Lava-Jato, ou seja, Odebrecht, Queiróz Galvão e UTC. O fundo que é sócio poderia continuar em tese, a não ser que prefiram vender tudo. Ou seja, a Move São Paulo, que é a SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada para esse fim, deve continuar à frente do projeto por conta do contrato de PPP assinado com o governo do estado.

  • Trabalhei no canteiro de obra da João Paulo aonde o Governador tinha prometido que não ia parar a obra só que impor incompetência do próprio dono da empresa Odebrecht Marcelo Odebrecht aonde meu pai trabalhou a vida todo e se aposentou nela e depois eu trabalhei nela também o cara afundou a empresa.
    Conheço um monte de pai de família que está parado até hj por causa disso. Queria muito trabalhar nela mas não deu.

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