O Metrô de São Paulo formalizou nesta quarta-feira (03) o contrato para a construção da estação Ipiranga da Linha 15-Prata, incluindo extensão das vias, sistemas elétricos, auxiliares, estrutura viária e cicloviária.
O contrato foi assinado com o Consórcio Expresso Ipiranga composto pelas empresas Álya Construtora S.A. e COESA Construção e Montagens S.A. O valor das obras é de R$ 445,1 milhões.
A companhia havia selecionado o consórcio em janeiro, mas concorrentes entraram com recurso administrativo contra a decisão, mas que foi negado.
A COESA faz parte do grupo que está à frente do Consórcio Monotrilhou Ouro, junto da KPE Engenharia. Elas foram afastadas do contrato de obras civis remanescentes da Linha 17-Ouro após não cumprirem o cronograma.
A Álya, por sua vez, é o novo nome dado à Queiroz Galvão, que também faz parte do Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML), que implantou a maior parte das vias e sistemas da Linha 15.
Entrega em meados de 2026
A construção do novo trecho da Linha 15 tem prazo de 40 meses para a execução das obras. O contrato foi assinado em 28 de abril de 2023, portanto, o prazo para entrega das obras é em agosto de 2026. O contrato finda-se em maio de 2027.
As obras da estação Ipiranga podem ter uma rápida construção, uma vez que o Metrô de São Paulo já forneceu previamente o projeto executivo das obras civis da estação.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Entretanto, para partes das obras será necessário elaborar os projetos definitivos conforme as diretrizes do Metrô. Estão incluídas nesta condição as obras das vias elevadas, ciclovia, infraestrutura viária, alteamento da rede de alta tensão, sistemas de alimentação elétrica e sistemas auxiliares da estação.

A empresa deverá fornecer documentos técnicos das obras que forem implantadas, incluindo memoriais de cálculo e a modelagem em BIM.
A estação Ipiranga vai incorporar inovações como uma micro usina de geração fotovoltaica que poderá diminuir o consumo elétrico da estação em cerca de 40%.
