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Enquanto ViaQuatro tem lucro de R$ 96 milhões, linhas 8 e 9 continuam amargando prejuízos

Balanço do 1º trimestre revela aumento do número de passageiros transportados nas linhas da Motiva em São Paulo. Resultado nos primeiros três meses do ano foi positivo em R$ 69 milhões

ViaQuatro receberá indenização milionária (Jean Carlos)
Trem da ViaQuatro (Jean Carlos)

A Motiva Mobilidade (antiga CCR), empresa matriz das concessionárias das linhas 4, 5, 8 e 9, divulgou seu balanço para o primeiro trimestre de 2025, reportando aumento do número de passageiros transportados e de receitas auferidas.

O site teve acesso aos relatórios e traz os principais destaques do período.

Passageiros transportados

A Motiva teve aumento de 3,3% no número de passageiros transportados, saindo de 175 milhões para 181 milhões. Cabe considerar que o valor foi afetado pela saída do negócio de Barcas.

Em São Paulo, o aumento mais expressivo foi da ViaQuatro (Linha 4-Amarela), que ampliou o número de  passageiros em 4,4%, destacando-se os exclusivos com aumento de 12,6%. No período, as linhas 4, 5 e 8/9 transportaram 48,4 milhões, 40,4 milhões e 56,7 milhões, respectivamente.

Passageiros transportados (Motiva)
Passageiros transportados (Motiva)

Receitas

As receitas das concessionárias advindas da prestação de serviços subiram 6,1%, chegando a R$ 767,3 milhões. O maior destaque para São Paulo foi novamente a ViaQuatro, que teve aumento de 14,1% nas receitas, chegando a R$ 227,1 milhões.

As linhas 8 e 9 receberam R$ 220 milhões e a Linha 5 teve receita de R$ 136,3 milhões no período. As receitas de mitigação nas concessionárias de São Paulo caíram, com exceção da ViaQuatro, que teve aumento de 39% nas receitas de mitigação e passou de R$ 31,1 milhões para R$ 43,3 milhões no primeiro trimestre.

Investimentos

As concessionárias têm a obrigação de realizar pacotes de investimentos, segundo o estabelecido nos contratos de concessão. O montante de melhorias nas linhas 8 e 9 é de R$ 468 milhões, destacando-se a revitalização de trens e estações.

Para as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, os investimentos são de R$ 36,3 milhões e R$ 27,8 milhões, respectivamente. Dentre eles estão a revitalização de trens, estações, melhorias com manutenção e a expansão da Estação Santo Amaro.

Investimentos realizados (Motiva)
Investimentos realizados (Motiva)

Resultados

Em termos de lucratividade, todas as concessionárias e suas respectivas subsidiárias registraram lucros, com exceção das linhas 8 e 9, que continuam dando prejuízo.

A ViaQuatro é a concessionária mais lucrativa em São Paulo, com saldo positivo de R$ 96,3 milhões. A ViaMobilidade Linha 5 teve lucro de R$ 23,1 milhões.

Lucros e prejuízos do período (Motiva)
Lucros e prejuízos do período (Motiva)

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 teve mais um trimestre negativo, com prejuízo de R$ 79,9 milhões. A concessionária registrou um rombo de R$ 351 milhões no final de 2024.

As subsidiárias das concessionárias, as empresas Four Trilhos, Five Trilhos e On Trilhos, tiveram lucros de R$ 18,3 milhões, R$ 8,4 milhões e R$ 3 milhões, respectivamente.

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