Destaques Linha 5 Metrô de São Paulo

Estação AACD-Servidor passa a contar com portas de plataforma

Equipamento iniciou operação no fim de semana na parada, quarta a contar com recurso de segurança
Portas de plataforma em AACD-Servidor: quarta estação a receber equipamento na Linha 5

De forma lenta e bem distante do cronograma original, a instalação das portas de plataforma da Linha 5-Lilás tem avançado. Neste fim de semana, segundo anunciou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil nas redes sociais, a estação AACD-Servidor passou a contar com as PSDs ainda em funcionamento experimental. Segundo o executivo, em breve o equipamento passará a operar em horário integral.

Com AACD, apenas quatro das 17 estações contam as portas de plataforma funcionais. A primeira foi Adoldo Pinheiro, inaugurada com elas, mas em funcionamento semiautomático. Em junho foi a vez de Brooklin estrear o recurso e uma semana depois Santa Cruz passou a contar com as PSDs. Desde então, os trabalhos têm seguido na montagem das estruturas nas estações Hospital São Paulo, Eucaliptos e recentemente em Borba Gato.

Outras quatro estações do ramal que deveriam ter sido inauguradas com as PSDs devem ser as próximas a recebê-lo: Alto da Boa Vista, Campo Belo, Moema e Chácara Klabin, uma das mais movimentadas. Só então a Bombardier provavelmente focará seus trabalhos nas seis estações originais da Linha 5 e que não foram projetadas para receber essa estrutura. Por essa razão, deve haver algum tipo de reforço nas plataformas e outras adaptações.

A estação AACD-Servidor, por atender a uma região com diversos hospitais, era uma das que mais necessitava do equipamento. Não há prazo divlugado para que o serviço seja concluído em todas as demais paradas, mas nota-se uma maior pressão na fabricante canadense para que tire o projeto do papel após atrasos injustificáveis.

Mais portas

O Metrô de São Paulo deve passar a contar com mais portas de plataforma nos próximos anos. Além da instalação nas estações terminais, parte de um contrato já em execução, a companhia acaba de licitar um projeto maior e que deve ser iniciado em breve para equipar a maior parte das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Confira abaixo como está a evolução da instalação das portas de plataforma:

Mapa da evolução da instalação das PSDs

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

Click here to post a comment
  • Sobre a AACD-Servidor, faltou pontuar um aspecto interessante, ainda que corramos o risco de desvio em relação ao tema. A linha 695X-10 – Terminal (CPTM) Grajaú – Metrô Vila Mariana, da Bacia 6, azul clara, passará a ter como TS (Terminal Secundário) a Estação da Rua Pedro de Toledo X Av. Prof. Ascendino Reis. Em vez de “Metrô Vila Mariana”, o letreiro indicará “AACD-Servidor”.

Airway