Quase quatro anos depois de iniciadas, as obras para revitalização e modernização da estação Poá da CPTM foram entregues nesta terça-feira, 30. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin que prometeu a entrega de mais 10 trens novos para a Linha 11-Coral até 2017
O projeto da nova estação de Poá contrasta com o tamanho de paradas como a de Guaianazes ou a recém inaugurada Suzano, que são amplas e mais protegidas de intempéries. No caso de Poá, as plataformas receberam uma cobertura simples que não deve dar conta da chuva em dias com muito volume de precipitações.
Foram investidos R$ 20 milhões na obra que começou no final de 2012, mas sofreu vários atrasos. Além da cobertura, a estação recebeu piso tátil, quatro elevadores e duas escadas rolantes assim como bilheteria blindada.
Melhorias em compasso de espera
Com a entrega da estação reformada de Poá, agora a CPTM não tem nenhum grande projeto de melhoria nas estações existentes. Uma das poucas exceções é a a nova estação de Francisco Morato, cujo edital foi publicado recentemente. Projetos de modernização na Linha 10, por exemplo, estão parados assim como a solução de alguns problemas como a construção da estação Água Branca, que unificará plataformas para as linhas 7 e 8. Em compensação, as obras da Linha 13, que ligará o Aeroporto de Guarulhos à rede metroferroviária seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega em 2018.