Destaques Linha 17 Linha 5

Estação Eucaliptos da Linha 5 do Metrô deve abrir na próxima sexta

Em entrevista durante visita à estação Aeroporto Congonhas da Linha 17, governador prometeu inaugurar Eucaliptos “nesta semana”
Placa na entrada da estação

estação Eucaliptos, deve ser aberta na sexta-feira, dia 2 de março, de acordo com informações obtidas pelo site. Nesta manhã chegamos a reproduzir a data de sábado divulgada pelo site G1, mas tivemos a confirmação que o evento de inauguração está marcado para sexta-feira às 10h00.

A novela sobre a inauguração da 11ª parada da Linha Lilás persiste com vários adiamentos e previsões genéricas. O blog chegou a apurar que Eucaliptos seria aberta nesta quarta-feira, mas recebemos a informação que a data havia mudado para sexta-feira (02). Em visita à outra linha, a 17-Ouro do monotrilho, o governador Geraldo Alckmin prometeu inaugurar a nova estação no bairro de Moema “na próxima semana”.

A estação Eucaliptos estava prometida primeiro para dezembro do ano passado, mas depois foi reprogramada para janeiro e então a segunda quinzena de fevereiro, mas sem estipular datas. De acordo com o governo, a responsável pelo atraso é a Bombardier que não conseguiu entregar os sistemas de sinalização e controle dos trens a tempo, o chamado CBTC.

A última informação divulgada pelo Metrô é de que a empresa canadense ainda não havia homologado o novo trecho, que vai da estação Brooklin a Eucaliptos, passando por Campo Belo, a mais atrasada das paradas da Linha Lilás. O certificado de homologação deve ser entregue nesta quarta-feira ao Metrô, dando sinal verde para que a operação seja iniciada. A Cetesb emitiu a licença ambiental de operação na última sexta-feira (23), outro passo para que seja possível inaugurá-la.

Como o blog explicou, a estação Eucaliptos deverá abrir em horário reduzido em operação assistida como é de praxe, ou seja, sem cobrança de tarifa no novo trecho. O Metrô precisará utilizar um esquema de vias invertidas para permitir que os trens cheguem até o bairro de Moema, percorrendo os mais de 2 km nas duas vias.

Três estações em abril

Outra novidade é que as estações Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo agora só serão abertas em abril e não mais em março. Das três, Moema está no final das obras civis enquanto as demais já se encontram praticamente prontas, com últimos trabalhos de acabamento. O Metrô não divulgou previsão para Santa Cruz e Chácara Klabin, as mais esperadas inaugurações por conta da ligação com as linhas 1-Azul e 2-Verde.

Ligação com o aeroporto

Aproveitando seus últimos dias de governo antes de se descompatibilizar do cargo para concorrer à presidência da República, Alckmin esteve neste sábado na estação Aeroporto Congonhas da Linha 17-Ouro. Ela conectará o aeroporto da capital ao sistema metroferroviário a partir do final de 2019, segundo o governo. Para isso está sendo finalizado um túnel que ligará o saguão inferior do terminal com a estação, localizada do outro lado da avenida Washington Luiz.

De lá, o passageiro acessará a plataforma do monotrilho por meio de escadas metálicas num esquema um pouco diferente das demais estações.

Em entrevista, Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos, afirmou que as conversas com o consórcio Monotrilho Integração, responsável pelas vigas-trilho e pelos trens e sistemas, continuam para que os trabalhos sejam finalizados baseados num novo cronograma. No momento, o trecho ao longo da Marginal Pinheiros está parado.

Atualizado em 27/02/2018

Colaborou Fernando Galfo

Estação Aeroporto Congonhas da Linha 17-Ouro (Fernando Galfo)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

13 Comentários

Click here to post a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Capaz de colocarem a culpa em quem fez o mês de Fevereiro com apenas 28 dias kkkkkkkkkkkkk Geraldo Alkmin o Sarney versão Paulistana! Clodoaldo múmia Pelissioni!

    Site Excelente Parabéns!!

  • O Geraldo colocar o “tal’ d Clodoaldo como responsável pelo metro reflete exatamente a postura desse Geraldo no governo. Inoperante, incapaz, sem qualquer responsabilidade com o estado d são Paulo, e ‘MENTIROSO’. Nas entrevistas esse “tal” d Clodoaldo é totalmente abestalhado, mostrando ser um embrulho criado pelo Geraldo. A quantidade d vezes q o individuo pisca seus olhos, reflete a total falta d segurança. Pobre metro, pobre paulistano q tem estes dois no comando. FORA tralhas….

    • Cara vc tem toda razão esse cara pisca os olhos mais que as luizinhas de árvores de natal é isso na psicologia indica uma pessoa MENTIROSA

  • Cara primeiramente, parabéns pelo site, entro todos os dias para ver as notícias, sou louco por metro trem etc.
    Tomara que essa linha chegue logo em em Santa Cruz e em Klabim, uma nova linha sempre ajuda.

    Não vejo a hora da linha verde chegar em Guarulhos.

  • Por quanto tempo geralmente, após a inauguração, o metrô fica funcionando em horário reduzido? Pergunto porque viajarei para São Paulo no final do mês de março e isso está pesando na escolha do hotel…

    Desde já agradeço. Parabéns pelo site!

    • Acho que uma semana no máximo, até menos, é só pra ver como vai a operação e se está tudo funcionando, dentro dos conformes.

    • No caso da Alto da Boa Vista, ficou 1 mês das 10h as 15h e mais um mês das 9h as 16h. Depois liberou total.

      Acho que final da março vai estar das 10 as 15h, pois creio que quase nenhum teste foi feito. Espero que libere rápido

  • É trabalho no bairro da Saúde e nos horários de pico ta dando muito intercorrencias na Linha Azul principalmente na estação Saúde a hora que entregar a Santa Cruz da Linha Lilás vai ser um amontoado de passageiros nas plataformas com a transferência para Linha Azul espero que resolvam logo às falhas.

  • As entregas das estações estão muito atrasadas, isso não é novidade para ninguém. A população sofre e reclama com razão. No entanto, antes de achar que o governo paulista é o pior, o mais irresponsável, o mais mentiroso e o mais incompetente, peço que pesquisem um pouco obras semelhantes em outras capitais do país, como Cuiabá, Salvador, Fortaleza… Longe de mim defender este governo, mas justiça seja feita: aqui as obras atrasam e muito, porém não estão completamente paralisadas, sem perspectiva alguma de retomada.

    • Cara, Salvador, nos últimos 3 anos, entregou 43 km de metrô em 2 linhas. Fortaleza, de 1999 a atualidade, entregou 48 km de metrô e VLT, foi até mais do que SP no mesmo período. Só Cuiabá, governada pelo PSDB, que também não entrega nada!

  • Se eu fosse o Governador já tinha demitido o camarada que dá esses prazos furados, errar uma vez é perdoável, errar constantemente é imperdoável.Se um pedreiro fizesse isso comigo , estava lascado, imagine um engenheiro, diretor ou responsável que tem todos os dados nas mãos. Deve ser o Rolando Lero que dá esses prazos malucos que nunca bate.O Geraldo Alckimin, será que tem gente puxando seu tapete?

Posts mais compartilhados

AUTOO