Conforme antecipado pelo site, a estação Moema, da Linha 5-Lilás, passará a funcionar em horário ampliado em duas horas a partir da próxima segunda-feira (4). Em junho, a mais nova parada do ramal abrirá às 9 horas da manhã e fechará às 16 horas, assim como ocorreu com Eucaliptos. A diferença é que o Metrô aguardou dois meses para isso em vez de apenas um.

O funcionamento continuará sendo em operação assistida, quando não há cobrança de tarifa, mas que exige que quem embarca em Moema desça em Eucaliptos, vá até o piso dos bloqueios e pague passagem – na ida é preciso apenas mudar de plataforma.

O Metrô não informou se nessa nova fase a Linha 5 terá mudanças na operação que tornem o serviço mais eficiente. Hoje, para chegar ao bairro de Moema os trens são obrigados a revezar as vias num procedimento que amplia o intervalo e a parada das composições no caminho. Com o novo horário, essa dificuldade será maior caso não haja mudança no chamado “carrossel”, o fluxo de trens.

AACD-Servidor em breve?

Enquanto segue com as obras finais em Santa Cruz e Chácara Klabin, como mostrado nesta semana pelo site, o Metrô dá indícios que pode abrir mais uma estação da Linha 5 nas próximas semanas. Segundo ouvimos de um funcionário, a ideia seria inaugurar a estação AACD-Servidor antes das demais. A parada é a próxima após Moema e conta com uma estrutura de vias mais ágil para facilitar sua operação. Ela também já se encontra finalizada há meses e será de grande valia para os usuários dos três hospitais do entorno, Servidor Público, Edmundo Vasconcelos e AACD.

A informação, inclusive, consta do painel dos trens que operam no trecho, conforme imagem publicada numa rede social recentemente. Espera-se que o teste com o sistema CBTC programado para o último domingo e que foi cancelado, seja remarcado para este feriado. Com ele, o Metrô deve checar as condições de funcionamento das vias e também o fornecimento de energia no trecho.

Veja também: Linha 13 deve funcionar em horário pleno em junho

Estação AACD-Servidor pode ser aberta nas próximas semanas