Veja como será a nova estação Chácara Klabin da Linha 5

Aguardada para julho, parada fará a interligação da Linha Lilás com a Linha 2-Verde e deve movimentar cerca de 100 mil pessoas por dia
Estação Chácara Klabin da Linha 5: previsão de receber 100 mil passageiros por dia

O ar quase bucólico e residencial próximo à rua Vergueiro e mesmo a atual estação da Linha 2-Verde em nada antecipam o “formigueiro humano” que circulará diariamente a cerca de 30 metros da superfície daquela região. Estamos falando de Chácara Klabin, futura estação terminal da Linha 5-Lilás e ponto de conexão com sua homônima.

Prevista para ser inaugurada em julho, juntamente com a nova estação Santa Cruz, a nova parada guarda significativas diferenças com a primeira, cujo projeto original nunca previu uma integração. O site Metrô CPTM conheceu a nova estação Chácara Klabin nesta segunda-feira (28), a poucas semanas de sua conclusão. Como em qualquer obra na reta final há muita confusão, equipamentos, peças e pequenos serviços em execução, mas foi possível entender como ela melhorará a mobilidade na rede metroferroviária.

E não é à toa: a estimativa do Metrô é de que Chácara Klabin movimente diariamente cerca de 100 mil pessoas. É mais do que a soma da Arena Corinthians e da Allianz Parque, do Palmeiras, os mais novos estádios de futebol da capital paulista. Apesar disso, ela deverá ser a terceira mais movimentada da linha, atrás de Capão Redondo, na outra ponta, e claro de Santa Cruz. Veja a seguir nosso relato, imagens e o vídeo:

Planejamento que deu certo

A maior surpresa em nossa visita foi constatar que a ligação entre as duas plataformas não é apenas espaçosa mas também curta. Serão necessários apenas dois lances de escada para chegar à Linha 2 a partir da plataforma da Linha 5. Todo o fluxo se dirigirá para a ponta ‘norte’ da estação onde estão as 12 escadas rolantes e dois elevadores que levam ao mezanino. De lá o passageiro seguirá nos acessos já previstos para a Linha 2. E aí está a beleza do projeto. Ao contrário de outras estações como Pedro II (Linha 3) em Chácara Klabin o projeto original foi aproveitado como planejado.

Parte da estação da Linha 5 foi construída numa estrutura já existente da Linha 2, inclusive o elevador que leva até a plataforma da estação original atenderá ambas as linhas. O benefício disso é que o usuário perderá pouco tempo para mudar de linha, ao contrário de Santa Cruz, onde dois fatores complicaram a ligação. O primeiro é que a estação da Linha 1-Azul teve de receber pesadas adaptações para comportar o fluxo de baldeação, mas o principal problema é que, por ficar numa elevação, a parada da Linha 5 precisou ser profunda. Com isso, será necessário subir cinco pisos para chegar ao nível das plataformas da Linha Azul, um exercício semelhante ao realizado na estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.

Como vai aproveitar a infraestrutura da primeira estação, Chácara Klabin da Linha 5 não acrescentará bloqueios ou nova entrada aos passageiros. Nem mesmo o conhecido edifício técnico de outras estações será preciso já que irão aproveitar a estrutura da Linha 2, mas com separações por conta da concessão da Linha 5 para a Via Mobilidade.

O passageiro que sair da Linha 2 descerá uma das escadas existentes no centro da plataforma e encontrará uma linha de contadores (semelhantes às catracas de bloqueios mas sem cobrança de passagem) em forma de “U”, bem ao lado da sala do SSO. Assim como Santa Cruz e Hospital São Paulo, Chácara Klabin possui uma plataforma escavada em formato elíptico, mas com pé direito bastante alto. O que seria um poço circular central como em Pinheiros nesse caso virou uma saída de emergência e salas para equipamentos e ventilação.

Conforme prometido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação recebeu as portas de plataforma, que estão em falta em outras paradas. Curiosamente, o nome que constava nas caixas era de “Hospital Station”, talvez se referindo à Hospital São Paulo, que não terá PSDs no início. Segundo o Metrô, o trabalho de montagem começou em Santa Cruz primeiro.

Horizonte de inauguração

Apesar de questionado, o Metrô não forneceu mais detalhes sobre a possibilidade de inauguração da estação, além da informação do mês de julho. No dia da visita, havia muito trabalho a fazer na instalação das escadas rolantes, elevadores e outros sistemas como o de bloqueios/contadores. Era possível ver os espaços para hidrantes e extintores assim como a enorme tubulação de ventilação e exaustão na cor cinza. Ela deve ser instalada nas próximas semanas assim como parte dos reparos e acabamento da parte civil também ocorrerá na reta final.

Como as fotos revelam, o consórcio responsável pela obra já havia iniciado a instalação das placas de comunicação visual, um dos últimos serviços. É possível crer que a estação poderá ser finalizada em junho para permitir que os testes com os trens (e parte mais vital para a inauguração) sejam realizados. A contagem regressiva para a “invasão dos 100 mil” está chegando ao fim.

Colaborou Fernando Galfo

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21 comments
  1. Excelente trabalho Ricardo !!!

    No canal do metrosp no YouTube, só mostra a estação por fora e parecia que não seria concluída a tempo. Na sua matéria deu pra ter a real noção do andamento da obra e como será a integração com a linha 2.

  2. Muita coisa para fazer e meia duzia de gato pingado trabalhando na parte civil da obra.
    Já começo a acreditar que não entrega em Julho, mas sim no terceiro trimestre mesmo (até Setembro)…e ainda terá o longo período de operação assistida com horário reduzido….

    Dado que não tem nenhuma credibilidade…..só acredito,VENDO!

    Mas o povo merece isso, para aprender a votar certo e não votar sempre nos mesmos!

    1. Roubando também. Merenda, superfaturamento em metrô… e têm pelego que vai lá e insiste. Affff

  3. Ricardo, haverá estrutura para deixar a bicicleta na estação?
    Parabéns pelo belo trabalho!

    1. Oi Bernado, olha, acredito que não porque a estação não tem uma área externa própria, apenas a da Linha 2. Mas no dia da inauguração podemos verificar isso.

  4. Ricardo, parabéns, muito boa a matéria como sempre.

    Será que não pode fazer isso com Santa Cruz para conhecermos melhor também?

    Abraço.

    1. Obrigado, Deivid. E vale um crédito também ao Fernando Galfo que conseguiu essa visita. Pois é, mostrar Santa Cruz e seus sete níveis seria bárbaro. Vamos tentar ver se o Metrô topa também. Abraços.

  5. Parabéns ao blog e obrigado pela matéria! Será uma estação muito útil ao pessoal da zona Sul e tbm será bastante moderna. Pegar metrô no Capão Redondo pra ir na Av.Paulista fazendo uma baldeação apenas é algo que nunca imaginei. Ansioso pra caramba!

    Vcs tentaram conseguir uma visita à estação Santa Cruz? Tentem uma visita lá, por favor! Agradecemos desde já!

    E uma pergunta: será que essa estação será tão movimentada quanto a Sé, Luz ou Barra Funda?

  6. Sem querer desanimar as pessoas que terão a vida facilitada com a entrega das novas estações da linha 5.

    Mas coloquem no mínimo mais 4 meses de obras!

  7. Com a conclusão das obras o impacto no fluxo de passageiros será significativo para a rede, arrisco dizer que a mesma já está saturada no que diz respeito a sua demanda; visto que os constantes atrasos na execução do projeto contribuíram para tal.

  8. Tomara que esses projetos saiam do papel para a vida real de milhares de pessoas. Gostaria de alguém que escrevesse sobre o absurdo da distância entre as estações CONSOLAÇÃO da Linha Azul e a estação PAULISTA da linha amarela. Não dava para fazer uma sobreposta à outra, como na SÉ, PARAÍSO e outras que tem conexões em diferentes linhas? Outro detalhe: porque não construir várias entradas e saídas naquele longo túnel entre as estações Consolação e Paulista?

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