Estação Santo Amaro começa a ser ampliada a partir desta segunda-feira, 27
ViaMobilidade irá alargar plataformas, mezanino e passarela de integração com a estação homônima da CPTM. Prazo de conclusão é de dois anos

Parte do contrato de concessão da Linha 5-Lilás, a ampliação da estação Santo Amaro teve os trabalhos iniciados nesta segunda-feira, 27, pela ViaMobilidade. Os trabalhos, que durarão cerca de dois anos, prevêem várias melhorias para facilitar o fluxo de passageiros entre as duas estações homônimas (onde é feita a conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM).
Trata-se de uma intervenção de grandes proporções, como o site já mostrou aqui. A estação Santo Amaro do Mêtrô, erguida por uma ponte estaiada, uma das primeiras do país, embora tenha uma concepção original, carece de espaço para o volume de passageiros que se desloca em direção à CPTM e vice-versa. Há apenas uma escada rolante nas pontas de cada plataforma, além de uma escada fixa. Outro problema reside no fato de que a estação Santo Amaro da Linha 9 também não foi preparada para fazer uma conexão tão importante como essa. Além disso, ela é tombada, o que dificulta modificações como a ampliação dos corredores de interligação.
É justamente nessas frentes que a ViaMobilidade atuará. A ideia é construir duas “pontes” paralelas com sete metros de largura às plataformas que permitirão ampliar o espaço de circulação e também a instalação de oito novas escadas rolantes e quatro elevadores. No prédio da CPTM a empresa também fará modificações ao alargar o mezanino e a passarela de ligação para 14 metros que receberão um par de escadas rolantes – hoje existe apenas um par em toda a estação. Por fim, uma nova passarela com seis metros de largura será construída para interligar as duas paradas.
Com esses 4.000 metros quadrados adicionais, será possível mudar o layout dos bloqueios, com a instalação de contadores por câmera em vez de catracas, o que facilitará o deslocamento dos passageiros – a ViaMobilidade também construirá uma nova bilheteria na estação.
“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade. A empresa não explicou se essas intervenções terão impacto na circulação atual dos usuários, mas isso é praticamente certo. Apesar disso, é uma obra essencial para a Linha 5-Lilás e que fará uma enorme diferença quando for concluída, não há dúvida.

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