Estudo ambiental aponta novo local para a estação Jardim Japão, da Linha 19-Celeste

Estudo EIA-RIMA alterou o local da estação quanto comparada ao projeto funcional. Parada deverá ser utilizada por cerca de 17 mil passageiros diariamente
Estação em construída em VCA (Jean Carlos)

A Linha 19-Celeste é o próximo grande empreendimento metroviário a tomar corpo na Grande São Paulo, prevista pelo Metrô para ser concluída em 2030. Atualmente está em curso a elaboração do projeto básico e do estudo mercadológico para o ramal.

A estação Jardim Japão, segundo os estudos pro projetos funcional, se localiza entre a estação Jardim Brasil e a estação Curuçá, mais especificamente na Praça Eduardo Rebolo no encontro entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Yuritomo.

Localização da estação no projeto funcional (CMSP)

Porém, em publicação mais recente, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apontou uma alteração na localização da parada, que ficará mais ao norte do bairro, no cruzamento entre a Rua Osaka e a Avenida das Cerejeiras.

Localização da estação segundo o EIA (CMSP)

Segundo o projeto funcional da Linha 19-Celeste, a implantação da estação Jardim Japão está diretamente relacionada ao uso e ocupação presente no bairro, predominantemente residencial e com presença de comércio na região da Avenida das Cerejeiras.

A integração à estação Jardim Japão se dará através de parada de ônibus convencional. A presença de bicicletário garantirá maior versatilidade aos deslocamentos antes e após o uso da parada. Baias para veículos também estão previstas.

Cortes da estação Jardim Japão segundo o projeto funcional (CMSP)

A estação deverá ser construída através do método Vala a Céu Aberto (VCA) e terá profundidade estimada em 17 metros. Com duas plataformas laterais, a estação Jardim Japão deverá atender cerca de 17 mil passageiros diariamente.

Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Essa estação ficaria melhor perto da Dutra com uma parada de ônibus intermunicipal. Passageiros que vem pela rodovia teriam a opção de acessar o metrô antes de chegar ao terminal Tietê.

    1. A Linha 19 já vai ter a Estação Dutra integrada a da Linha 02, Jardim Japão está no lugar certo.

Comments are closed.

Previous Post

Metrô projeta abrir Linha 19-Celeste em 2030

Next Post

Estação Guaianases receberá sistema de comunicação visual multimídia

Related Posts