Expansão da estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás é aberta
Concessionária ViaMobilidade iniciou neste sábado, 10, operação assistidas das novas passarelas de ligação com a Linha 9-Esmeralda

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás de metrô, deu início neste sábado, 10, à operação assistida das passarelas da Estação Santo Amaro.
A obra consiste da implantação de duas novas passarelas ao lado da área das plataformas, e da expansão da conexão com a estação da Linha 9-Esmeralda.
Parte do pacote de melhorias previstas na concessão feita a iniciativa privada, a requalificação da estação construída sobre uma ponte estaiada deveria ter sido entregue em janeiro de 2022.
Um acidente na construção em agosto de 2021, no entanto, paralisou as atividades por vários meses até que a concessionária revisse o projeto e contratasse uma nova empresa.

A expansão da ligação entre as duas estações funcionará inicialmente aos finais de semana para que a concessionária possa acompanhar o funcionamento em horários de menor movimento.
Treliça metálica
Inicialmente construída com uma capacidade pequena de transferência, a conexão se tornou uma das principais do sistema depois da expansão da Linha 5-Lilás para o centro.
O complexo foi construído em estrutura treliçada metálica. As novas áreas dispõem de elevadores, garantindo acessibilidade, além de escadas rolantes que permitem maior conforto na transferência.
A obra passou por um grande revés quando houve o colapso da estrutura ainda em construção. A ViaMobilidade reaproveitou parte dos itens existentes e reprojetou a passarela em um novo contrato firmado junto a EGTC.
O atraso na entrega da obra motivou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) a aplicar uma multa de R$ 40 milhões à empresa privada.
