
Os passageiros que utilizam a Linha 10-Turquesa em horário de pico passarão a contar com um reforço a partir do dia 27. O blog apurou por meio das redes sociais que a CPTM pretende ampliar o horário de funcionamento do Expresso Linha 10, um serviço que está disponível há quase um ano no ramal.
Hoje o Expresso funciona das 6h às 9h pela manhã e das 16h às 19h à tarde, mas a partir da segunda-feira 27 ele ganhará meia hora a mais em cada período. Com isso, o horário passará a ser das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30. De 14 viagens diárias o Expresso deve passar a ter 16 partidas já que cada uma tem intervalo médio de 30 minutos.
Para ser possível o serviço, a CPTM utiliza uma via de serviço que existe na Linha 10. O Expresso serve apenas três estações: Tamanduateí, São Caetano e Santo André, justamente o trecho mais movimento da linha. É importante lembrar que o único trem realiza apenas a viagem para um sentido – pela manhã sai do ABC Paulista até a estação que conecta à Linha 2-Verde e à tarde faz o trajeto contrário.
O tempo de viagem é menor que no serviço normal: são 10 minutos apenas graças à quantidade menor de estações e também à velocidade do trem, da Série 3000 e que é mais eficiente que os velhos trens espanhóis da Série 2100 usados na linha Turquesa.
Expresso na Rubi
Além da ampliação do Expresso Linha 10, a CPTM está prestes a anunciar outro serviço do gênero, desta vez na Linha 7-Rubi, conforme apurou o blog. O serviço deverá atender as estações Pirituba e Barra Funda em breve.