Futura estação Água Branca, da Linha 6-Laranja, já tem túneis avançando

Túnel norte das plataformas de Água Branca (Reprodução/Redes sociais)

As obras da Linha 6-Laranja mostram avanços importantes em vários canteiros pela cidade. Primeira PPP (Parceria Público-Privada) plena na malha metroferroviária paulista, o projeto foi assumido pela construtora espanhola Acciona no segundo semestre de 2020 após quatro anos de paralisação.

As vantagens desse tipo de contrato, que existiam também na Linha 18-Bronze, cancelada pelo atual governo, estão na celeridade com que as obras ocorrem já que o interesse maior em finalizá-la é do parceiro privado. O motivo é simples: enquanto a linha não funcionar não há receita financeira, portanto, o quanto antes a Linha 6 ficar pronta, melhor para a Acciona.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

Prova da mudança de postura é o fato de a empresa espanhola ter solucionado o problema de seu tatuzão que ficou submerso em esgoto em fevereiro em apenas sete meses. A ViaMobilidade, responsável pela Linha 5-Lilás, completará nos próximos dias um ano desde o acidente com a estrutura da estação Santo Amaro e até o momento não há qualquer sinal de solução à vista. Nesse caso, o episódio não reflete em suas finanças já que não impede a linha de funcionar e, consequentemente, faturar com o transporte de passageiros.

Unificação de Água Branca

Voltando ao caso da Linha 6, não apenas o tatuzão está sendo recuperado como outros canteiros da obra continuam em ritmo forte, como mostramos na estação Santa Marina. Na semana passada, uma imagem de outra estação, Água Branca, foi publicada nas redes sociais mostrando os túneis das plataformas já com boa parte do trabalho executado.

Localizada ao lado da estação homônima da Linha 7-Rubi, a parada da Linha 6 será formada por dois poços circulares, um deles onde haverá o acesso à linha, e outro que servirá de ligação com o ramal da CPTM e que também está bastante adiantado.

Água Branca será a segunda estação a receber a visita da tuneladora sul. Isso deverá acontecer em algum momento de 2023 já que as escavações devem recomeçar no final deste mês. Possivelmente, o tatuzão chegará à Santa Marina na virada do ano e, após um período de pausa, retomará os trabalhos em direção à Água Branca.

Com a conexão com a Linha 6, a região deve ganhar um impulso imenso de mobilidade e que deverá ser complementado pela inclusão da Linha 8-Diamante em Água Branca. Mas essa tarefa será de responsabilidade da futura concessionária que assumir o Trem Intercidades e, de quebra, a Linha 7-Rubi.

YouTube video

Previous Post

Metrô visita obra feita pelo “tatuzão” semelhante ao que escavará os túneis da Linha 2-Verde

Next Post

ViaMobilidade afirma ter reformado banheiros de 28 estações das linhas 8 e 9

Related Posts