Governo do estado e Prefeitura de São Paulo lançam consulta pública para Polo Intermodal Barra Funda

Projeto sustentável: paineis solares, captação de água de chuva e iluminação por LEDs além de paisagismo (CMSP)

Iniciativa ambiciosa capaz de mudar o entorno da estação Palmeiras-Barra Funda, o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda teve a consulta pública aberta pelo governo do estado e pela Prefeitura de São Paulo.

A ideia é que a população possa participar do desenvolvimento do projeto por meio de sugestões. Para isso é precisso acessar o link do projeto até o dia 31 de outubro.

Este site já fez um longo artigo que mostra uma das duas propostas apresentadas por meio de Manifestação de Interesse Privado (MIP) . A ideia é que o prédio que hoje recebe as linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da ViaMobilidade e 3-Vermelha do Metrô, e no futuro as linhas 13-Jade e 11-Safira, além do Trem Intercidades, seja reformado e ampliado, com áreas para comércio e serviços.

Além disso, os terrenos no entorno da estação serão usados para diversas finalidades, de residências a comércio, passando por instituições de ensino, hotel e prédios corporativos. Além disso, espera-se que sua implantação facilite a passagem de pedestres entre as regiões que são divididas pelos trilhos atualmente.

“A proposta é atrair o interesse da iniciativa privada para concessão de uso para construção, reforma e exploração dos espaços internos e externos da estação. Com isso, as operadoras podem obter aumento de receita acessória, redução de despesas, melhora na circulação na estação e verticalização do entorno da estação”, explicou nota do Metrô.

Interior de projeto para Barra Funda

O objetivo da revitalização da área é promover melhoria da acessibilidade, dinamização das ruas e espaços públicos e consequente qualificação da vida urbana, como a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores, diz a companhia. Apenas para lojas estão reservados 9 mil metros quadrados de área.

A transformação de grandes estações em polos multimodais e de serviços é comum no exterior e aproveita o grande fluxo de passageiros que esses locais atraem. O projeto de Barra Funda seria capaz de gerar ao menos R$ 120 milhões de receita bruta por ano, mas é de se imaginar que esse número seja maior nas mãos da iniciativa privada.

A Barra Funda, por exemplo, recebia cerca de 600 mil usuários por dia antes da pandemia. Com as melhorias não será absurdo se esse público chegue a 1 milhão de pessoas.

Previous Post

Em primeira pesquisa de opinião, aprovação das Linhas 8 e 9 cai sob gestão da ViaMobilidade

Next Post
Linha 4 do Rio começa a funcionar entre 6h às 21h

Enquanto Linha 5-Lilás segue sem sinal de celular, Metrô do Rio finaliza rede de telecom

Related Posts