Governo pagará dívida de R$ 980 milhões para ViaQuatro e ViaMobilidade até 2040

Ajuste foi firmado através de aditivos contratuais e visam a reparação de perdas por conta da pandemia. Repasses não deverão ser afetados por mecanismos de redução relacionados a qualidade do serviço prestado
Pagamentos para ViaQuatro deverão ser formalizados até 2040 (Jean Carlos)
Trem da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, formalizou o pagamento das indenizações para a ViaQuatro e ViaMobilidade. Os valores, que somam  R$ 980,4 milhões, serão pagos por meio de aumento nas tarifas de remuneração por passageiro transportado.

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Segundo o Fato Relevante publicado pela CCR em 22 de dezembro, a SPI formalizou o 8º termo aditivo ao contrato da Linha 4-Amarela e o 2º aditivo ao contrato das Linhas 5 e 17. Estes acréscimos definem a modalidade de pagamento das indenizações compensatórias para as empresas.

Linha 5-Lilás terá aumento da remuneração para compensar perdas na pandemia (Jean Carlos)
Linha 5-Lilás terá aumento da remuneração para compensar perdas na pandemia (Jean Carlos)

No caso da Linha 4-Amarela, o valor total devido é de R$ 682.606.724,08. Para realizar a quitação do reequilíbrio econômico do contrato a tarifa de remuneração será aumentada em R$ 0,4631. Esse valor para os passageiros que realizam integração no trecho.

Para a Linha 5-Lilás o reequilíbrio é da ordem de R$ 297.891.836,47 que será pago através de aumento de R$ 0,2095 na tarifa de remuneração por passageiro transportado.

Tarifa de remuneração reajustada (CCR)
Tarifa de remuneração reajustada (CCR)

Estes pagamentos deverão ser completamente quitados nas datas de 21 de junho de 2040 para a ViaQuatro e em 08 de agosto de 2038 para a ViaMobilidade.

A tarifa de remuneração adicional terá regime especial de pagamento. Ela não será afetada por redutores relacionados a indicadores de desempenho, serão reajustadas anualmente conforme contrato de concessão e revisadas conforme as variações de demanda.

Os valores a serem recebidos pela ViaQuatro por passageiro integrado seriam de aproximadamente R$ 3,4631 enquanto a ViaMobilidade receberá R$ 2,4595 por passageiro transportado. Cabe citar que os valores podem aumentar conforme os reajustes anuais promovidos pelo governo.

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31 comments
  1. Que contrato camarada né? Privatiza o lucro, socializa o prejuízo. Isso além do público bancar toda a construção das linhas. Assim é facil ser empresário

    1. Não há nada de errado aí. Se a concessionária prestou o serviço como combinado, então deve ser remunerada por tal serviço. O governo estadual acerta ao pagar pela disponibilidade do serviço, mesmo sem usuário. Quem está perdendo aí a concessionária que, mais uma vez, terá de aguardar para receber, enquanto os funcionários das duas estatais já receberam os seus mais de 4 Bilhões de salário nesses dois anos de Pandemia.

      1. Concessionária ta perdendo oq? Ela tá é ganhando isso sim! E quanto a CPTM q não recebeu nenhum trem até agora, cadê a indenização pra ela? agora qnd é a concessionária, o estado passa a mão na cabeça

      2. Poxa, mas a concessionária recebe toda a estrutura do Estado paga com nosso dinheiro de mão beijada, então o MÍNIMO que se espera é que ela preste o serviço como combinado, né? Isso que essa empresa lucra HORRORES com essa prestação de serviço sem precisar investir quase nada, então pra que o Estado (ou seja eu e você) precisamos ainda pagar indenização pra essa empresa por algo que nós não tivemos culpa (no caso, a pandemia)??? Qual a vantagem que a população tá levando com isso? Estatal pelo menos investiu na estrutura e o Estado pode decidir os rumos que elas tomam. Essas empresas privadas que você tanto defende não estão nem aí pra população, só querem o lucro delas e acabou!

  2. Nessas horas os privatistas somem, né!?
    Imaginem quando o restante das linhas estatais irem para as concessões, os valores estratosfericos que o governo terá de pagar.

    1. Quando o governo estadual fez o contrato com a ViaQuatro e ViaMobilidade estipulou um valor médio de usuários para as linhas que operam, quando aconteceu a pandemia essas mesmas linhas estavam rodando com os trens vazios já visando receber esse dinheiro. O erro é do governo por ter adicionado isso no contrato, se não tivesse adotado esse método de pagamento não teria que ficar dando R$1 bilhão para CCR toda vez que uma crise aleatória aparece.

      1. O maior erro do governo foi ter feito concessão. Se não tivessem “pagamentos aleatórios” para as concessionárias, duvido e muito que elas teriam interesse em operar as linhas. Essas empresas são mercenárias, tem interesse apenas em lucrar em cima de um bem essencial da população e mais nada.

        1. Por isso, defendo que de vez conceder a linha, deveria entregar a linha completamente e a empresa privada arque com todos os custos de operação da linha, sem essa ladainha de a empresa apenas faz a operação e o Metro/CPTM se vira com o resto.

          1. Já eu sou a favor de não ter concessão nenhuma. Transporte é bem essencial, não pode ficar nas mãos de quem queira apenas lucro.

  3. Ah, mas as concessões desoneram o Estado.

    Desoneram tanto que as linhas que mais recebem dinheiro do estado, são exatamente as 03 linhas DOADAS à iniciativa privada. Essas concessões são o maior esquema do planeta, para transferir dinheiro público para empresas bilionárias.

  4. Pena que o Estado de São Paulo, não possui Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, e nem mesmo um juizinho capaz de contestar este roubo efetuado com contrato!!! Como disse o amigo acima, socializa os prejuízos!

  5. o Governador não vai sequer contestar na justiça? uma dívida oriunda da pandemia de COVID! Privatização no Estado de São Paulo, é sem qualquer risco inerente ao tal do capitalismo liberal! kkkkkkkk

    1. As multas de quem não respeitava as restrições impostas pela pandemia o governadorzinho contesta, mas isso ele paga com gosto pras amiguinhas concessionárias.

    2. Contestar um contrato válido? Isso é desculpa para dar calote e descumprir contratos?

      Dar calote só serve para espantar investidores e gerar dívidas ao estado.

      O prejuízo só foi maior por conta da lentidão do estado em responder aos impactos causados pela pandemia. A iniciativa privada não pode comprar vacinas e imunizar o povo. O estado pode e atrasou a aquisição, resultando em mais mortes e prejuízos econômicos.

      1. Investidores são aqueles que colocam seu capital no negócio.
        Quem usa dinheiro público recebido de contratos no mínimo suspeitos para operar lindas públicas feitas totalmente pelo estado são sangue sugas.
        A CCR tem contratos que só são vantajosos para ela e tudo que ela “investe” é oriundo de benefícios que o estado da para ela

  6. a finalidade da concessão é transferência de dinheiro público para o bolso de uma meia dúzia de empresas. inocente de quem achou o contrário . ou vcs acham q eles estão preocupados com o usuário?

    1. Senhor, Guile, não há prejuízo para o Estado porque o serviço foi prestado. Este ganhou pela disponibilidade do serviço. Quem perde, nesse caso, eh a concessionária que, mais uma vez, receberá com atrasos e parcelamentos. Por outro lado, nas estatais, só de salários o governo já pagou mais de 4 Bilhões referentes aos dois anos de Pandemia. Com um pouco de atraso e depois de greve, eh verdade, mas pagou bem antes.

      1. Se a coitada da concessionária tá perdendo, ela que peça pra sair, ué! Quem eu vejo perdendo é a população, toda a estrutura do metrô foi feita utilizando dinheiro público e quem tá lucrando é só a concessionária, que pegou tudo de mão beijada e ainda fica ganhando indenização de coisas que ninguém teve culpa. Muito fácil ser empresário desse jeito.

      2. Da onde vc tirou esses valores? Pelo que já foi notíciado estas linhas custam entre 20 a 50 bilhões e são privatizadas por menos de 800 milhões e são só pra uma empresa. (muito suspeito né?!) quero saber quem dá mais prejuízo numa dessas? Fora o serviço horrível e desumano que prestam.

        1. Senhor, Júlio, talvez por não entender sobre o sistema de transporte e sobre editais de concessão, o senhor esteja indignado. Mas a empresa eh apenas uma prestadora de serviço sem qualquer autonomia.

  7. Quanto blá blá blá, se vcs não estão felizes é só irem desfrutar do excelente sistema de metrô de cuba 🥰

    1. Ninguém aqui tá criticando o sistema de metrô, estamos criticando essas concessões lesivas ao patrimônio público. Acorda, cara, é seu dinheiro indo pras mãos de parasitas!

  8. engraçado quem defende o metrô 100% estatal nunca vai ter o cbtc operacional 100% com na L4. . Pelo sindicato dos metroviários não aceita uma modernidade no sistema ferroviário

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