ViaMobilidade afirma ter iniciado processo de devolução dos trens para a CPTM

Atraso no cronograma perdura e pelo menos 19 trens deveriam ter retornado para a estatal. Companhia estadual repassou um trem adicional da Série 8500 para a concessionária após unidade da Série 7000 apresentar problemas
Trens da CPTM ainda não foram devolvidos (Jean Carlos)
Trens da CPTM ainda não foram devolvidos (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, poderá ser, em tese, alvo de uma multa milionária devido aos atrasos na devolução dos trens cedidos para a CPTM.

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A concessão dos ramais de trens envolveu a cessão temporária de diversas composições das séries 8500, 7500 e 7000 que pertencem a CPTM.

O contrato estabeleceu que este empréstimo seria feito para suprir a oferta de trens enquanto o investimento de 36 novas composições estivesse em curso.

Porém, mesmo com dez trens no pátio, sendo seis deles já operacionais, a concessionária privada ainda não efetivou nenhuma devolução. Em nota, a ViaMobilidade afirmou que iniciou em dezembro o processo para devolução das composições, mas não confirmou se algum deles já foi repassado para a CPTM.

Tabele de devolução de trens (STM)
Tabele de devolução de trens (STM)

Segundo levantamento realizado pelo site Plamurb, o valor total das multas poderia ultrapassar a cifra de R$ 60 milhões pelos sucessivos atrasos. Neste caso considera-se tanto o tempo como a quantidade de trens a serem devolvidos.

O contrato estabelece que o atraso na devolução de um trem resulta em multa no valor de R$ 500 mil no primeiro mês, subindo para R$ 1 milhão a partir do segundo mês.

A devolução dos primeiros trens deveria ter ocorrido em maio de 2023. Ao todo são 19 trens retidos pela concessionária.

Convênio com a CPTM

Em maio, o site realizou o levantamento em relação à devolução de trens. Naquele momento a CPTM se posicionou de forma que poderia incluir no convênio firmado junto à concessionária a extensão do prazo de entrega dos trens mediante ressarcimento.

Investimentos estão em curso nas linhas 8 e 9 (Jean Carlos)
Trem da Série 8500 emprestado pela CPTM (Jean Carlos)

Em novo posicionamento, a estatal confirmou que a concessionária deveria devolver os 35 trens, sendo 34 deles dentro do contrato e uma composição adicional da Série 8500 cedida por meio de plano de trabalho entre as empresas:

“A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) esclarece que foram emprestados 56 trens de 8 carros à ViaMobilidade. Destes, 35 trens deveriam ser devolvidos a partir do 23º mês da assinatura do Contrato de Concessão, conforme listagem abaixo:

– Série 7000: devem retornar à CPTM 19 trens de 8 carros (152 carros) de um total de 40 trens de 8 carros (320 carros);
– Série 7500: devem retornar à CPTM 8 trens de 8 carros (64 carros) de um total de 8 trens de 8 carros (64 carros);
– Série 8500: devem retornar à CPTM 8 trens de 8 carros (64 carros) – * 7 trens contrato de concessão + 1 trem de empréstimo conforme Plano de Trabalho entre as empresas.

Os trens da série 5400 não retornam à CPTM.”

A ViaMobilidade enviou dois posicionamentos ao site após o artigo original ter sido publicado. Segundo a empresa, além de ter iniciado a preparação para devolução do primeiro Série 8500, “a concessionária mantém o compromisso de realizar a revisão e a vistoria de todos os trens que serão devolvidos ao poder concedente. Para manter o serviço de transporte, de forma a não trazer impactos aos passageiros, a frota será devolvida gradativamente até o recebimento integral das novas composições, considerando a demanda operacional“.

O site havia publicado erroneamente a informação sobre a entrega de um trem Série 8500 extra pela CPTM. De acordo com a ViaMobilidade, a composição H556 foi enviada provisoriamente, em virtude de um trem da Série 7000 (Q148) não ter condições operacionais.

Por falta de condições operacionais o trem Q148 não foi repassado à ViaMobilidade no início da concessão, em janeiro de 2022, conforme estabelecido no contrato de concessão. Para suprir essa obrigação, em junho de 2022, o trem H556 foi cedido, em caráter temporário, até que o trem Q148 seja reparado pela CPTM, submetido a inspeções do auditor independente, e só então repassado à ViaMobilidade em condições operacionais, conforme previsto no contrato de concessão“, explicou a empresa.

Nota do editor: o esclarecimento motivou a modificação do artigo e do título, que exibiam uma informação errada. Pedimos desculpas a todos.

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15 comments
  1. E oq a CPTM tem haver com o atraso na fabricação dos trens?? A VM deveria ser multada por conta disso, se fosse o contrário, certamente a VM receberia do estado.

  2. Jean, tem certeza que a ViaMobilidade tem que devolver 56 trens e não 36?? O erro está no paragrafo:
    “Em novo posicionamento, a estatal confirmou que a concessionária deveria devolver os 56 trens, sendo 55 deles dentro do contrato e uma composição adicional da Série 8500 cedida por meio de plano de trabalho entre as empresas:”.

  3. Faz sentido. É parte do ideal de Estado mínimo. Custos e prejuízos são socializados. Só o lucro é privado. Faltam trens, equipamentos, funcionários, e investimentos nas linhas da CPTM e do metrô estatal, pq a prioridade do Tarcísio é suprir a CCR. A mamata só aumenta.

  4. Mais um cedido não. Ele foi tomado na mão grande. Foi para o Pátio de Altino com o pretexto de fazer testes de sinalização no trecho novo de Mendes – Vila Natal e acabou retido pela Via Mobilidade. Trata-se do trem H556, que hoje encontra-se totalmente canibalizado, porque virou almoxarifado pros outros.

    1. negativo colega, como dito na materia, este trem veio por conta da cptm não conseguir entregar o Q148, o trem que veio pra fazer testes mendes grajau, foi o H632 que já foi devolvido a vários meses atrás, creio que já faz 1 ano até.

  5. Jean sempre martelando o cronograma velho como se fosse o atual. Desde a entrega do primeiro trem que o governo de São Paulo, Alstom e ViaMobilidade negociaram um novo cronograma de entregas que prevê 11 trens em 2023 e 25 em 2024. O governo de São Paulo reconheceu que a CPTM entregou trens e linhas abaixo do nível de qualidade esperado (com manutenção vencida) e que isso prejudicou a concessionária.

    1. Governo reconheceu aonde Ivo?? q eu saiba, a propria VM vistoriou as linhas antes da concessão, e segundo ela não tinha nada com nivel abaixo de qualidade.

  6. Tal contrato de concessão deveria ser inabilitado e os responsáveis deveriam responder por improbidade administrativa por lesarem o erário público e seus bens. Não bastam apenas os contratos estapafúrdios das linhas 4 e 5 que garantem belas receitas ao privado e lesam as empresas públicas além de custarem mais caro ao cidadão (a promessa é que concessão garantiria maior investimento privado e menos gastos públicos). Até então só vi o contrário.

  7. Padrão “Americanas” de gestão: aumente seus ganhos e protele suas dívidas…

    E ainda tem gente que aplaude.

  8. e ainda tem um trem da série 7000 da viamobilidade que estava sucateado , que foi remontado pela CPTM. quem quiser ver é só ir no pátio da Lapa.

    e tem quem defenda essa concessão.

    1. Esse trem a CPTM não entregou para a ViaMobilidade por falta de condições operacionais e entregou um 8500 no lugar, conforme adicionado nessa notícia.

  9. Por ocasião das concessões precipitadas das Linhas 8 e 9 para facilitar as negociações em detrimento do Estado ocorreu mais um gravíssimo erro administrativo com grandes perdas ao erário público que foi o empréstimo sem custos das composições e não a sua venda e inclusão definitiva, assim como ocorreu com as Linhas 4 e 5 que constantemente recebem aportes do Estado por uma alegação de terem sido entregues “incompletas”, quaisquer administradores probos honestos e competentes saberiam que o prazo seria inexequível de 2 anos para a entrega das 34 novas composições, com o agravante de quem recebeu emprestado ainda reclamou de sua qualidade e tentou imputar responsabilidades por acidentes que existiram. Este critério deveria se aplicar a totalidade dos trens emprestados a concessionária que deveriam ser devolvidos no mínimo com a atualização da revisão obrigatória da manutenção periódica a ser executada antes da entrega por conta de quem emprestou, uma vez que não houve ônus por sua locação pelo desgaste por longo período.
    Enquanto isto de acordo com este site foi firmado através de aditivos contratuais e visam a reparação de perdas por conta da pandemia, formalizou por meio do pagamento das indenizações para a ViaQuatro e ViaMobilidade. Os valores, que somam R$ 980 milhões até 2040, serão pagos por meio de aumento nas tarifas de remuneração por passageiro transportado.

  10. Acho muito estranho como os 7000 ficaram muito problemáticos e com maior necessidade de manutenção em 10 anos.

    1. Esta série 7000 foi uma das poucas que trafegaram em TODAS as Linhas da CPTM sem exceções, já solicitei se alguém possui um histórico de problemas e nunca obtive respostas!
      Baseado em sua informação estes trens que possuem apenas ~14 anos, com Ar condicionado e largura das carruagens em 3,3m com estribos reduzidos estão dentro da vida útil de ~45 anos, existem muitos em piores condições que estão trafegando condições inclusive na CPTM!
      A revitalização dos trens da Série 5400, agora denominados como série/frota “Bravo”, ou série B Os trens ficaram ótimos, carruagens ferroviárias possuem longa vida útil, dependendo como são feitas as manutenções preventivas e corretivas sendo o único problema a inexistência de Ar condicionado.
      Lembrando que estas composições foram adquiridas no final dos anos 1970 pela Fepasa com o objetivo de uniformização com as da RFFSA já em bitola de 1,6m em substituição aos Toshiba da Sorocabana que possuíam bitola métrica da antiga operadora estatal que apesar de serem da década de 50, ainda operavam na Bahia até 2021, foi responsável pelos mesmos ramais hoje geridos pela concessionária.

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