Como será a profunda estação Itaberaba da Linha 6-Laranja

Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

A Estação Itaberaba será uma das mais profundas da Linha 6-Laranja, 68 metros abaixo da superfície, apensa um a menos que Higienópolis-Mackenzie.

Recentemente o Tatuzão Norte chegou até esta estação, e nesta ocasião surgiram mais dados da estação através de modelos tridimensionais.

O site teve acesso às novas imagens da Estação Itaberaba que mostram com maiores detalhes como deverá ser a futura parada – todo o projeto foi modelado em BIM.

A estação, diferentemente dos projetos convencionais, teve dois poços de acesso. Um deles, o principal, deverá abrigar o acesso principal da estação. O segundo poço aparentemente não deverá ser utilizado pelos passageiros.

Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

O poço principal, onde ficará a entrada da estação, deverá ter nove pavimentos incluindo o nível térreo. A linha de bloqueios deverá se localizar no quinto pavimento, o quarto nível do subsolo.

A estação deverá ter três entradas. Uma adjacente ao poço principal na Rua Amaro Rodrigues, o segundo na Avenida Itaberaba, necessitando de uma estrutura de ligação com a estação, e o terceiro na Avenida Ministro Petrônio Portela.

Estação Itaberaba (Linha Uni)
Estação Itaberaba (Linha Uni)

 

 

O último acesso, localizado em nível inferior, deverá ser construído em túnel e deverá penetrar na lateral do poço principal, na altura do terceiro nível do subsolo.

A partir da linha de bloqueios, o passageiro deverá descer quatro lances de escadas para chegar até a região das plataformas.

Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)
Estação Itaberaba em projeção 3D (GESP)

As imagens revelam que o poço deverá ficar localizado na ponta da plataforma sentido São Joaquim. Geralmente o comum é que o poço principal fique no centro da estação, o que minimiza as caminhadas dentro do local. Um mezanino de distribuição foi construído para melhorar o acesso ao longo da plataforma.

Toda a área de embarque é fechada por portas de plataforma que permitirão a segurança total de todos os passageiros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As imagens ainda mostram alguns detalhes de prédios técnicos, áreas dentro da estação, elevadores, sistema de incêndio e inclusive comunicação visual.

A Linha 6-Laranja tem previsão de uma abertura parcial em 2026. A expectativa é de que o trecho entre Brasilândia e Água Branca seja o primeiro a operar, com a extensão até Perdizes sendo aberta pouco depois.

Previous Post
Do lado esquerdo, a viga-trilho da Linha 15 e à direita, a via da Linha 17 com os suportes do trilho de energia

Vias da Linha 17-Ouro começam a receber trilhos de alimentação elétrica

Next Post
A localização aproximada do VSE9, em região onde antes havia a estação "Jardim Europa"

A “quase estação” da Linha 20-Rosa na Avenida Faria Lima

Related Posts