Laboratório de calibração do Metrô é o primeiro do setor metroferrovário a receber certificação de acreditação

O certificado de acreditação fornecido pelo INMETRO é reconhecida internacionalmente. O laboratório de calibração é responsavel por realizar a adequação dos equipamentos de medida utilizados na manutenção. A economia de recursos chega a R$ 290 mil por ano
O laboratório é responsavel pela calibração de instrumentos utilizados pelo Metrô (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A manutenção é um elemento fundamental no ciclo de vida dos sistemas sobre trilhos. No Metrô de São Paulo, onde a operação é responsável por transportar milhões de passageiros diariamente, a manutenção dos equipamentos e sistemas devem estar sempre em dia.

Para cumprir de forma correta e adequada todo o ciclo de reparos é necessário que se tenha as ferramentas corretas. Mais do que apenas ter tais aparatos, é também importante que tais itens estejam devidamente aferidos dentro das normas de medidas.

O Metrô de São Paulo conta com um laboratório de calibração que é especializado na aferição dos mais de 7 mil equipamentos utilizados na manutenção do Metropolitano. Recentemente este importante laboratório recebeu a Certificação de Acreditação concedida pelo INMETRO.

Este importante certificado a nível internacional garante ao laboratório de calibração a capacidade de realizar a aferição de diversos instrumentos de medida onde sua precisão é rigorosamente testada. Este é o primeiro laboratório do setor metroferroviário nacional a receber tal reconhecimento.

O ambiente é rigorosamente controlado em termos de temperatura, ruídos e vibrações. Qualquer alteração mínima nos parâmetros pode resultar na falha da medição dos equipamentos de precisão. 

Dentre os principais instrumentos de precisão utilizados estão o torquimetro, que mede o aperto de parafusos, o micrômetro interno de três pontas, utilizado para a medição de diâmetros internos, o micrometro externo, o relógio comparador, o paquímetro e o comparador de diâmetros internos.

O laboratório também conta com instrumentos para aferição de pesos e uma área especial dedicada à aferição de equipamentos elétricos através da coleta de métricas importantes com um grande nível de precisão.

Segundo o Departamento de Oficinas de Manutenção do Metrô, todo o conhecimento e investimento na busca da certificação de acreditação resultaram em uma economia anual de R$ 290 mil, uma vez que o próprio Metrô realiza a calibração de seus equipamentos. Segundo a companhia, os serviços também estão disponíveis para qualquer cliente, sobretudo para as empresas do setor metroferroviário.

Total
34
Shares
Previous Post

Linha 13-Jade é a primeira na CPTM a ter operação de trens automatizada

Next Post

ViaMobilidade assume linhas 8 e 9 da CPTM nesta quinta-feira com imenso desafio pela frente

Related Posts