Licitação de expansão do pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde, é postergada para maio

Sessão de entrega de propostas estava marcada para o dia 16 de fevereiro. Metrô irá abrir mais espaço para trens por conta da extensão do ramal até Penha
Trens da Linha 2 no pátio Tamanduateí, que será ampliado (Jean Carlos)

Lançada em dezembro, a licitação de obras de expansão do Pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde, foi adiada pelo Metrô de São Paulo. A sessão de entrega de propostas, antes prevista para 16 de fevereiro, agora foi remarcada para 04 de maio. O prazo para esclarecimentos sobre o projeto também foi estendido até 14 de abril.

De dimensões modestas, o Pátio Tamanduateí foi construído para dar suporte à Linha 2, que foi implantada sem grandes instalações de manutenção como a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha. Os dois ramais contam estruturas robustas de suporte nos pátios Jabaquara e Itaquera e que também apoiam a operação da Linha 2-Verde.

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No entanto, com a expansão do ramal que hoje circula entre Vila Madalena e Vila Prudente, será preciso capacitar o trajeto com mais espaço para acomodar trens. O Metrô terá novos estacionamentos no trecho até Penha como no Complexo Rapadura e no VSE Falchi Gianini. Ainda assim será preciso ampliar a área de Tamanduateí já que a Linha 2-Verde deverá contar com mais 22 trens, que estão prestes a ser encomendados.

Área onde o pátio será ampliado (Planta do Metrô sobre imagem do Google Earth)

Cinco novas vias

Segundo informações que constam do edital, o Metrô pretende utilizar uma área vazia na parte sul do pátio, próximo da estação e em frente à Avenida Presidente Wilson. Conforme plantas que constam dos documentos, há cinco novas vias, denominadas de linhas 12 a 16. A modificação deverá exigir o deslocamento de alguns edifícios de apoio que parecem estar no caminho dos trilhos.

Segundo o edital, a obra deverá levar 40 meses para ser concluída a partir da assinatura da primeira ordem de serviço.

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