A aguardada licitação de aquisição de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo será lançada nesta quinta-feira, 21, pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A informação foi divulgada pela coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, que tem feito um trabalho de “assessoria de imprensa informal” para a atual gestão, ao ter acesso a anúncios antes do restante da mídia.
Foi o que ocorreu, por exemplo, quando o Metrô assinou o contrato para serviços de telefonia e Wi-Fi em suas instalações. A coluna divulgou o evento com exclusividade, antes mesmo que a própria companhia comunicasse o fato.
Portanto, segundo o jornal e não o governo, a licitação tem um preço-base de R$ 3,5 bilhões e terá a sessão pública de entrega de propostas marcada para o dia 21 de março.

O prazo para fabricação dos trens é de 58 meses, mas a primeira composição deverá ser entregue em até 21 meses.
Como a assinatura do contrato deverá ocorrer por volta do meio de 2024, é esperado que o trem “cabeça de série” chegue às instalações do Metrô no início de 2026.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A chamada Frota R terá inovações ainda inéditas nas linhas mais antigas da companhia como passagem livre entre os vagões, entradas USB, paineis eletrônicos e ausência de cabine de comando já que eles serão do padrão GoA4, ou seja, totalmente automatizados.