O Lote ABC Guarulhos, que contempla a concessão da Linha 10-Turquesa e também a implantação e operação do VLT da Linha 14-Ônix, prevê o investimento em novos trens, ao contrário do Lote Alto Tietê (linhas 11, 12 e 13), mas eles vão demorar a chegar.
Os documentos divulgados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) para a consulta pública e audiências públicas revela que a Linha 10 contará com 16 trens fabricados do zero.
O investimento previsto é de R$ 1,15 bilhão, no entanto, eles só deverão chegar a partir do final de 2029 e possivelmente entrarem em operação a partir de 2030.

A razão é que o contrato estabelece que o primeiro deles entre em serviço no 39º mês de assinatura de contrato. Como o governo estima assinar a concessão no 2º trimestre de 2026, a previsão é que isso ocorra no segundo semestre de 2029.
Esse cenário, é claro, só se transformará em realidade caso não ocorram atrasos no processo de licitação.

Trens emprestados
Enquanto a Linha 10 não contar com a nova frota, a operação será feita por trens mais antigos e alguns emprestados.
A ideia é que sejam repassados ao futuro concessionário cinco trens da Série 2070, os oito Série 7500 existentes e 15 Série 7000 emprestados.
Esses Série 7000 farão parte da frota da futura concessionária das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

As composições ficarão na Linha 10 até 2030, quando oito deles serão devolvidos (à medida que os novos trens são entregues) a partir do 49º ano de concessão.
Em 2031, as sete unidades restantes voltarão para as linhas 11, 12 e 13.
Portanto, a partir deste ano a Linha 10 contará 29 trens, 55% deles novos. A aquisição será feita pela Parceria Público Privada celebrada entre o governo e a empresa privada.