O Lote ABC Guarulhos, que contempla a concessão da Linha 10-Turquesa e também a implantação e operação do VLT da Linha 14-Ônix, prevê o investimento em novos trens, ao contrário do Lote Alto Tietê (linhas 11, 12 e 13), mas eles vão demorar a chegar.
Os documentos divulgados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) para a consulta pública e audiências públicas revela que a Linha 10 contará com 16 trens fabricados do zero.
O investimento previsto é de R$ 1,15 bilhão, no entanto, eles só deverão chegar a partir do final de 2029 e possivelmente entrarem em operação a partir de 2030.

A razão é que o contrato estabelece que o primeiro deles entre em serviço no 39º mês de assinatura de contrato. Como o governo estima assinar a concessão no 2º trimestre de 2026, a previsão é que isso ocorra no segundo semestre de 2029.
Esse cenário, é claro, só se transformará em realidade caso não ocorram atrasos no processo de licitação.

Trens emprestados
Enquanto a Linha 10 não contar com a nova frota, a operação será feita por trens mais antigos e alguns emprestados.
A ideia é que sejam repassados ao futuro concessionário cinco trens da Série 2070, os oito Série 7500 existentes e 15 Série 7000 emprestados.
Esses Série 7000 farão parte da frota da futura concessionária das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

As composições ficarão na Linha 10 até 2030, quando oito deles serão devolvidos (à medida que os novos trens são entregues) a partir do 49º ano de concessão.
Em 2031, as sete unidades restantes voltarão para as linhas 11, 12 e 13.
Portanto, a partir deste ano a Linha 10 contará 29 trens, 55% deles novos. A aquisição será feita pela Parceria Público Privada celebrada entre o governo e a empresa privada.
Com essa concessão, o que será que pode acontecer com o serviço Expresso L10?
A meu ver, o Expresso L10 deveria ser totalmente remodelado.
Em vez de jogar toda a demanda de manhã na superlotada Estação Tamanduateí, seria melhor ampliar o serviço, tornando-o expresso entre Mauá/Luz.
Os trens do loop interno de Mauá (que passará a ser, com o fim do Serviço 710, de Mauá a Luz) poderiam se tornar expressos, nos horários de pico, fazendo uso de TODA a via auxiliar (central) entre Santo André e Brás.
Contudo, o serviço expresso seria apenas no sentido dominante de demanda (fluxo), ou seja, sentido Luz no pico da manhã, e sentido Mauá no pico da tarde/noite, já que só existe apenas uma única via central (e que hoje fica ociosa, nos picos, entre Tamanduateí e Brás).
Desta forma, seria possível ter um trem expresso a cada 10 min no máximo, em vez desse atual pequeno expresso apenas a cada meia hora e que só lota ainda mais a Linha 2, a qual já sabemos bem como já vai superlotar no futuro.
Quero só ver como vai ser essa rinha de concessionária quando uma estiver com trem da outra e tiver que devolver e atrasar. Não vai ser como emprestar da CPTM, que é o filho feio do governo.
Mas se pensar bem acho que já sei sim: o governo da reequilíbrio econômico financeiro para todos e todos ficam felizes. Simples assim.
Os 5 trens Série 2070 terão completado 30 anos de operação em 2038.
Os 8 trens Série 7500 terão completado 30 anos de operação entre 2041/2042.
Quando um trem-unidade completa 30 anos, só existem duas opções:
– sucateamento por fim de vida útil ou;
– reforma para prolongamento da vida útil por mais 20 anos;
Dessa forma, a concessionária terá que adquirir 13 novos trens no final da Década de 2030 ou reformar os 13 trens recebidos da CPTM. Como haverá aquisição de trens para a futura Linha 14, aposto mais na aquisição de 13 trens novos em meio aos trens novos da futura Linha 14, o que fará o custo unitário por trem cair substancialmente.
É o desgoverno acabando com São Paulo….
Por conta de prorrogar seu contrato de concessão por aditivo assinado pelo governo federal o Ferroanel Norte caducou e renovaram com a MRS em troca de uma segregação capenga na mesma faixa de domínio da atual Linha 10 da CPTM, afetando a malha de passageiros, e um punhado de reformas nas estações. É o Brasil do atraso, chancelado pelo Governo Federal e o Governo do Estado, ameaçando no caso do não cumprimento desse termo, ser acionado a TAC (termo de ajuste de conduta)
Assim como a Segregação Sudeste da MRS de cargas com a conclusão do Ferroanel Norte, foi mais uma promessa de campanha de Tarcísio não cumprida, alguém pesquisou antes de votar!? Nenhuma das linhas de Metrô e CPTM foram concluídas nos últimos 30 anos, quem garante que nestes dois anos que restam de mandato que estas Linhas 14, 16, 19 e 20 entre outras que só estão no papel serão!?
a CPTM vai emprestar trens, mas se a CPTM vai deixar de existir, vai emprestar o que?
vai pegar emprestado os trens que seriam cedidos para outra concessão? e como fica a outra concessão sem esses trens?
em que patio vai caber tudo isso de trem e fazer manutenção? linha 10 não tem patio nem oficina de trens.
a linha 10 necessita de no máximo 15 trens em operação. 29 trens é quase o dobro. a linha 14 vai ser VLT, outro modal, sem compatibilidade. vai manter toda uma infraestrutura para uma unica linha curta com poucos trens?
essas concessões atabalhoadas do governo não faz sentido. tudo a toque de caixa. tudo na pressa de fazer logo antes do fim do mandato.
não é possível que não há nenhum órgão, entidade, especialista, site, blog, revista do setor que não veja essa barbaridade sem falar nada. não é possível que todos assistam quietos, e ainda possam dar palpites de como seria essas concessões, sendo que tudo isso é um grande festival de horror. a passividade do brasileiro atualmente assusta. vê e assiste tudo calado como se fosse normal.
a oposição na ALESP então parece viver no mundo da fantasia, vê acontecer e nada faz. só posta em rede social.
o legado que essa gestão do T carioca será desastrosa para SP. falei antes da concessão das linhas 8/9 que seria um desastre e que cairia a qualidade e se comprova a cada dia. parece que a lição não foi aprendida;
O governo do estado investiu mais de R$ 20 bilhões na CPTM em 30 anos e a estatal fracassou em atingir seus objetivos principais. Qual a solução nesse caso? Investir mais R$ 20 bilhões na CPTM nos próximos 30 anos e torcer para a estatal não fracassar novamente?
A concessão é uma tentativa válida e, até o momento, mantém a mesma qualidade que a CPTM, com a diferença de que há um contrato, metas, multas e a concessionária deve atender em 5 anos o que a CPTM não conseguiu fazer em 30 por incompetência própria.