Linha 12-Safira retoma operação normal em ambos os sentidos nesta terça-feira, 6

Acidente ocorreu no sábado, 3 (Jean Carlos)

A Linha 12-Safira opera normalmente nesta terça-feira, 6 de dezembro, informa a CPTM. O ramal teve a segunda via recuperada no final desta segunda-feira após o acidente com um trem de carga na madrugada de sábado ter danificado os trilhos na região do Tatuapé. O Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, também foi retomado, com partidas de Luz e Aeroporto Guarulhos a cada hora.

Desde a tarde de ontem, a Linha 12 voltou a circular no sentido Brás-Calmon Viana enquanto os trens no sentido oposto continuaram a parar em Engenheiro Goulart até às 16h, qunado a CPTM passou a fazer viagens alternadas em ambos os sentidos, por conta do movimento menor causado pela partida de futebol da seleção brasileira na Copa do Catar.

Foram três dias de caos para os passageiros que utilizam não só a Linha 12, mas também a Linha 11-Coral, que é a mais movimentada da companhia e reabriu normalmente na segunda-feira, 5.

O acidente com um trem de carga da MRS Logística ocorreu logo após o fim da operação comercial da CPTM, por volta de 1h40 do sábado, 3. Uma composição com cinco locomotivas e 16 vagões de carga, sendo dez de areia e seis de bobina de aço (com 14 bobinas pesando 30 toneladas cada), descarrilou na curva onde a Linha 12 segue paralela à Linha 11, no sentido centro.

Trem da MRS descarrilado (Divulgação/Redes Sociais)

As bobinas acabaram atingindo uma das vias da Linha 11, impossibilitando que o ramal funcionasse no sábado. Embora duas vias tenham ficado intactas, a CPTM e a MRS as utilizaram para levar veículos de serviço necesários para retirar os vagões do trem avariado.

O trabalho prosseguiu sem interrupção logo após o acidente, porém, não houve uma alternativa adequada para levar os passageiros pelos trechos além de disponibilizar ônibus do serviço Paese. A situação acabou minimizada por se tratar de um fim de semana.

As vias da CPTM são mantidas por ela, mas estão concedidas às empresas de carga por meio de concessão federal. Os trens de carga circulam normalmente fora do horário comercial, mas algumas composições aproveitam o chamado horário de vale para atravessar a capital paulista.

Previous Post

Linha 12-Safira voltará a operar normalmente no sentido Brás-Calmon Viana nesta segunda

Next Post

Metrô consegue vitória na Justiça em concessão da Linha 15-Prata

Related Posts