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Linha 13-Jade é a primeira a recuperar o movimento de passageiros pré-pandemia

Ramal da CPTM que atende o Aeroporto de Guarulhos transportou quase 324 mil usuários em novembro, segunda melhor marca desde que foi inaugurada em 2018

Trem da Linha 13-Jade: demanda voltou aos níveis pré-pandemia (Jean Carlos)

Na média, a demanda de passageiros no sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo encontra-se 32% abaixo de 2019, período anterior à pandemia do Covid-19, mas ao menos um ramal já retornou ao normal, a Linha 13-Jade, da CPTM.

Em novembro, a linha que liga o Aeroporto de Guarulhos à estação Engenheiro Goulart e que conta com um expresso até Luz transportou 323.744 passageiros. Trata-se da segunda melhor marca obtida pelo ramal, só atrás de dezembro de 2019, quando passaram por ela 325.948 usuários.

Em janeiro e fevereiro de 2020, meses que antecederam a crise sanitária, a Linha 13 havia atraído 308 mil passageiros em média, caindo para 240 mil em março, quando as medidas de isolamento social começaram a ser implementadas.

Em abril, a Linha Jade chegou ao seu ponto mais baixo (assim como as demais linhas), com somente 92 mil usuários durante todo o mês. A recuperação gradual em 2020 a levou a atingir 241 mil passageiros em dezembro.

Neste ano, no entanto, houve uma nova inflexão, graças à uma segunda onda de infecções, mas o ramal voltou a apresentar crescimento na demanda desde maio. Ao que tudo indica, mais de 3 milhões de passageiros terão passado pelo ramal em 2021, o mais novo a entrar em operação em São Paulo.

Após o impacto da pandemia, Linha 13 tem recuperado seu movimento

Modernização da Linha 12

Colaborou para a retomada a volta do Expresso Aeroporto, sob novo formato, há um ano. Desde que a pandemia chegou, a CPTM havia suspendido os serviços até o centro da capital, seja o Connect ou o expresso original, que tinha tarifa cobrada à parte.

Com o novo serviço, entre Aeroporto Guarulhos e Luz com partidas de hora em hora e transferência gratuita, a Linha 13 experimenta seu melhor momento. Entretanto, os intervalos entre trens muito acima da média (20 minutos no pico) ainda limitam seu uso.

Essa situação só deverá ser resolvida quando a CPTM conseguir modernizar as vias da Linha 12-Safira, o que permitirá a injeção de mais trens no carrossel.

Na semana passada, um vídeo postado no Linkedin mostrava o teste com os novos circuitos de via “AFO”, que fazem parte do projeto de modernização do ramal e que irá permitir intervalos de 3 minutos entre os trens. A partir daí, certamente a Linha 13 passará a quebrar seus recordes de passageiros com maior frequência.

Testes de sinalização na Linha 12: redução do intervalo deve beneficiar a Linha 13 (Reprodução)

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