Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes depende de desapropriações, afirma Tarcísio

Governador diz que trecho atualmente contratado vai até Jacu Pêssego e prevê conclusão das obras em 2028; expansão dependerá de nova etapa do projeto

Hospital Cidade Tiradentes, onde a Linha 15 terá estação terminal
Hospital Cidade Tiradentes, onde a Linha 15 terá estação terminal (Google Earth)

O governador Tarcísio de Freitas afirmou nesta semana que a chegada da Linha 15-Prata do monotrilho a Cidade Tiradentes ainda depende de uma nova etapa de contratação e, principalmente, da conclusão de desapropriações ao longo do traçado.

Durante entrevista após a inauguração das primeiras estações da Linha 6-Laranja, o governador explicou que as obras atualmente contratadas contemplam apenas a expansão entre Jardim Colonial e Jacu Pêssego, além do prolongamento até Ipiranga, na outra extremidade da linha.

“Hoje, o que está efetivamente em obras é a extensão da Linha 15 até Jacu Pêssego e Ipiranga. A chegada até Cidade Tiradentes depende de outra análise, principalmente em razão das desapropriações, que são bastante complexas e ainda não estão contratadas”, afirmou.

Segundo Tarcísio, o trecho atualmente previsto no contrato deverá ser concluído em 2028.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

“A expectativa é concluir essa intervenção até 2028. Além disso, existe todo o trabalho envolvendo sistemas, comunicações, material rodante e demais investimentos necessários para a operação”, disse.

Mapa do Metrô mostra as linhas 15 e 16 chegando à Cidade Tiradentes um dia (CMSP)

Na Zona Leste, as obras já estão em andamento para levar a Linha 15 até Boa Esperança e Jacu Pêssego. A etapa seguinte, ainda sem contratação, acrescentará as estações Jardim Marilu, Jardim Pedra Branca, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, completando o trajeto até o extremo leste da capital.

Apesar de não confirmar quando essa expansão será executada, o governador reiterou que o objetivo do Estado continua sendo atender Cidade Tiradentes por meio do monotrilho. “Obviamente, nossa intenção é levar a Linha 15 até Cidade Tiradentes”, afirmou.

Tarcísio também lembrou que a futura Linha 16-Violeta, atualmente em fase de revisão de projeto após as consultas e audiências públicas realizadas no ano passado, também deverá atender a região.

Extensão até Cidade Tiradentes será a Fase 2 da Linha 16-Violeta.

“E não apenas a Linha 15. Quando olhamos o projeto da futura Linha 16-Violeta, que atenderá a Zona Leste, também existe a previsão de que ela chegue, futuramente, à Cidade Tiradentes”, disse.

Questionado sobre a relação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo para viabilizar as expansões da rede metroviária, o governador afirmou que a cooperação entre as duas administrações tem sido importante em áreas como regularização fundiária e habitação, além de contribuir para o avanço dos projetos de mobilidade.

Segundo ele, essa parceria também será necessária para permitir a continuidade da expansão da Linha 15-Prata em direção a Cidade Tiradentes.