ViaMobilidade divulga projetos de reforma em cinco estações da Linha 8-Diamante

Contrato de concessão estabelece melhorias em diversas estações do ramal. Dentre os destaques estão as estações Lapa, Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Santa Terezinha e Sagrado Coração

Estação Imperatriz Leopoldina em obras (Jean Carlos)
Estação Imperatriz Leopoldina em obras (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, apresentou em 7 de abril uma série de vídeos mostrando a reforma de algumas das estações da Linha 8-Diamante.

O ramal é o que conta com estações mais antigas e algumas delas com poucos itens de acessibilidade. As reformas fazem parte do contrato de concessão que prevê que todas as paradas sejam dotadas de itens de acessibilidade universal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Estação Lapa

A estação Lapa da linha 8-Diamante foi construída pela Fepasa nos anos 70. Para melhorar as condições de acessibilidade da estação deverão ser implantados dois novos elevadores e uma passarela exclusiva para os passageiros que usarem o novo equipamento.

Um novo bloqueio acessível deverá ser implantado. As escadas deverão contar com novo conjunto de corrimãos e canaletas para facilitar o deslocamento de bicicletas. Rotas táteis deverão ser implantadas.

O vão entre o trem e a plataforma será reajustado. Atualmente esse é uma dos principais problemas existentes na estação.

Estação Imperatriz Leopoldina

A estação Imperatriz Leopoldina deverá ganhar três novos elevadores, um bloqueio acessível, nova bilheteria e também um bicicletário, permitindo uma melhor integração aos ciclistas.

A passarela existente deverá receber cobertura além de nova iluminação. Rotas táteis deverão ser implantadas e as plataformas adequadas para reduzir o vão existente.

Estação Comandante Sampaio

A estação Comandante Sampaio no município de Osasco é uma das mais robustas da Linha 8-Diamante. Dada suas dimensões, as intervenções serão maiores nesta parada.

A reforma deverá incluir a implantação de três novos elevadores, seis escadas rolantes além corrimãos nas escadas de acesso ao mezanino.

Os sanitários deverão passar por revitalização e incluirão novas áreas dedicadas para pessoas com deficiência. As melhorias gerais como piso tátil, acabamento na estrutura de concreto e cobertura também passarão por revisão e adequação.

Estação Santa Terezinha

A estação Santa Terezinha, localizada em Carapicuíba, é uma das mais precárias da Linha 8-Diamante. O site acompanhou parte das obras da estação ainda no ano de 2022.

As melhorias incluem a cobertura e iluminação da passarela de acesso a estação, melhoria na integração com o transporte por ônibus, e ampliação do prédio operacional que passará a contar com novos banheiros, salas para funcionários e sala técnica.

Estação Sagrado Coração

Na estação Sagrado Coração, localizada na cidade de Jandira, a estação deverá ganhar dois novos elevadores e sanitários acessíveis.

A estação, que atualmente conta com uma grande extensão de plataforma exposta, deverá receber uma nova cobertura, assim como os acessos. Nova iluminação e bilheteria serão implantadas.