Linha 16-Violeta: conheça a estação Colônia que ficará na avenida Jacu-Pêssego

Com demanda estimada em 30 mil passageiros diários, futura estação atenderá trecho importante da Zona Leste de São Paulo
Estação deverá ter plataforma central (Jean Carlos)

Após a publicação do projeto diretriz da Linha 16-Violeta, informações relevantes sobre novas estações de metrô na Zona Leste surgiram. Nesta matéria nos dedicamos a analisar o conceito inicial da futura estação Colônia.

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A localização preliminar da estação Colônia está na confluência entre a Avenida Jacu Pêssego e a Rua Pedro Feliciano. Antes dessa posição foram cogitados dois locais para a estação.

A primeira alternativa estava no entroncamento da avenida Jacu Pêssego com a rua Iososuke Okave, de tal forma que a estação era denominada Jardim Cibele.

Devido à proximidade ao parque municipal Fazenda do Carmo, a estação foi deslocada para o norte, na altura da rua São Teodoro. Por conta de interferências com os equipamentos educacionais e de saúde, a estação foi realocada na posição definitiva, um pouco mais ao sul.

Localização da estação Colônia (CMSP)

A demanda estimada para a estação Colônia é de 30,4 mil passageiros diários. Com base nos cálculos, o carregamento no hora de pico da manhã nesta estação está estimado em 30,8 mil passageiros no sentido Oscar Freire.

Demanda da estação (CMSP)

Na região da estação Colônia operam cerca de 16 linhas municipais com frequência máxima de 99 ônibus por hora. Os coletivos têm como principal destino as estações Penha e Itaquera da Linha 3-Vermelha, Guaianases da Linha 11-Coral e o terminal Parque Dom Pedro II no centro da cidade.

Linhas de ônibus (CMSP)

O principal objetivo da estação é atender a demanda de corredores das ruas São Teodoro, Jacu Pêssego, além dos bairros do entorno. O uso do solo é diversificado, com presença de residências, comércio, serviços, indústrias e equipamentos sociais.

O local onde a estação será implantada é classificada como Zona Predominantemente Industrial (ZPI-1)

Uso e ocupação do solo (CMSP)

O entorno da estação possui diversos equipamentos de educação. Alguns dos principais são:

  • Colégio da Polícia Militar Cruz Azul (1.546 alunos)
  • EE Fadlo Haidar (1.169 alunos)
  • Colégio Augusto Maia (428 alunos)
  • Creche Jorge Luiz Presciliano

No que se refere aos equipamentos de saúde, se destacam a UBS José Bonifácio II e o Centro de Convivência e Cooperativa-Saúde Mental – Cecco Parque Raul Seixas.

O principal comércio que abastece a região é o Atacadão de Itaquera. Também foi identificadoa a favela Álvares de Castro com 41 domicílios.

Equipamentos na região da estação (Jean Carlos)

Em relação às interferências, destacam-se a presença de rede de esgoto na avenida Jacu Pêssego com diâmetros que variam de 0,8 até 1,2 metro em profundidade de aproximadamente 5 metros.

A presença do córrego Jacú pode interferir no projeto, de tal forma que é recomendado, na fase de projeto funcional, a avaliação hidrológica da região além de consultas com a prefeitura sobre possíveis intervenções.

Interferências na estação (CMSP)   

A estação Colônia deverá ter profundidade estimada em 21 metros. As vias no sentido Oscar Freire possui rampa de 1,3% enquanto no sentido Cidade Tiradentes a rampa é de 1%, ambas em declive.

Topografia da estação (CMSP)

O método de escavação das vias adotado para a estação Colonia será o NATM 1, ou seja, um túnel singelo escavado de forma mecanizada e sequencial. A estação deverá ter platafor central por onde passaram dois tuneis.

Escavação de tuneis (CMSP)

O método adotado para a implantação da estação será o vala a céu aberto (VCA). A vala projetada será alargada de forma que se possa realizar o cruzamento entre o viário existente em área livre, além de centralizar a linha de bloqueios em um único ponto no mezanino.

O projeto funciona deverá aprofundar alguns pontos importantes como a possibilidade de aprofundar ainda mais a estação, evitando interferências, a cota de inundação e um bicicletário em um dos acessos.

Implantação da estação Colônia (CMSP)

Os locais estudados para desapropriação contemplarão três terrenos com área total de 11.961 m². No total, a área construída da estação deverá ser de 1.954 m²

Áreas para desapropriação (CMSP)

Confira também as matérias das demais estações da Linha 16-Violeta:

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5 comments
  1. MUITOS PLANOS POUCA AÇÃO ESTAMOS NISSO A QUASE 35 ANOS , NUNCA FOI FEITO NADA DE CONCRETO, A UNICA QUE MERECE RESPEITO É ACCIONA PELA LINHA 6, O RESTO SÓ PROMESSAS

  2. Deveria se chamar Estação Colonia/Jacu Pessego, como já existe a Jacu Pêssego da L15 linha prata, para diferenciar.

  3. Então só na Estrada Jacu Pêssego, tem 3 estações, Linha 15 Jacu Pêssego, Linha 11 CPTM Coral Dom Bosco, e Linha 16 Violeta Colônia, se olhar mais pra frente ainda tem a estação Mauá da CPTM, totalizando 4 estações de linhas diferentes.

  4. Olha que interessante da pra fazer uma PONTE ORCA, Dom Bosco – Colonia – Dom Bosco., são 2,1km de distância, praticamente distância de estações de metrô. ou um E-BRT em looping.

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