Após a publicação do projeto diretriz da Linha 16-Violeta, informações relevantes sobre novas estações de metrô na Zona Leste surgiram. Nesta matéria nos dedicamos a analisar o conceito inicial da futura estação Colônia.
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A localização preliminar da estação Colônia está na confluência entre a Avenida Jacu Pêssego e a Rua Pedro Feliciano. Antes dessa posição foram cogitados dois locais para a estação.
A primeira alternativa estava no entroncamento da avenida Jacu Pêssego com a rua Iososuke Okave, de tal forma que a estação era denominada Jardim Cibele.
Devido à proximidade ao parque municipal Fazenda do Carmo, a estação foi deslocada para o norte, na altura da rua São Teodoro. Por conta de interferências com os equipamentos educacionais e de saúde, a estação foi realocada na posição definitiva, um pouco mais ao sul.
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A demanda estimada para a estação Colônia é de 30,4 mil passageiros diários. Com base nos cálculos, o carregamento no hora de pico da manhã nesta estação está estimado em 30,8 mil passageiros no sentido Oscar Freire.
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Na região da estação Colônia operam cerca de 16 linhas municipais com frequência máxima de 99 ônibus por hora. Os coletivos têm como principal destino as estações Penha e Itaquera da Linha 3-Vermelha, Guaianases da Linha 11-Coral e o terminal Parque Dom Pedro II no centro da cidade.
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O principal objetivo da estação é atender a demanda de corredores das ruas São Teodoro, Jacu Pêssego, além dos bairros do entorno. O uso do solo é diversificado, com presença de residências, comércio, serviços, indústrias e equipamentos sociais.
O local onde a estação será implantada é classificada como Zona Predominantemente Industrial (ZPI-1)
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O entorno da estação possui diversos equipamentos de educação. Alguns dos principais são:
- Colégio da Polícia Militar Cruz Azul (1.546 alunos)
- EE Fadlo Haidar (1.169 alunos)
- Colégio Augusto Maia (428 alunos)
- Creche Jorge Luiz Presciliano
No que se refere aos equipamentos de saúde, se destacam a UBS José Bonifácio II e o Centro de Convivência e Cooperativa-Saúde Mental – Cecco Parque Raul Seixas.
O principal comércio que abastece a região é o Atacadão de Itaquera. Também foi identificadoa a favela Álvares de Castro com 41 domicílios.
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Em relação às interferências, destacam-se a presença de rede de esgoto na avenida Jacu Pêssego com diâmetros que variam de 0,8 até 1,2 metro em profundidade de aproximadamente 5 metros.
A presença do córrego Jacú pode interferir no projeto, de tal forma que é recomendado, na fase de projeto funcional, a avaliação hidrológica da região além de consultas com a prefeitura sobre possíveis intervenções.
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A estação Colônia deverá ter profundidade estimada em 21 metros. As vias no sentido Oscar Freire possui rampa de 1,3% enquanto no sentido Cidade Tiradentes a rampa é de 1%, ambas em declive.
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O método de escavação das vias adotado para a estação Colonia será o NATM 1, ou seja, um túnel singelo escavado de forma mecanizada e sequencial. A estação deverá ter platafor central por onde passaram dois tuneis.
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O método adotado para a implantação da estação será o vala a céu aberto (VCA). A vala projetada será alargada de forma que se possa realizar o cruzamento entre o viário existente em área livre, além de centralizar a linha de bloqueios em um único ponto no mezanino.
O projeto funciona deverá aprofundar alguns pontos importantes como a possibilidade de aprofundar ainda mais a estação, evitando interferências, a cota de inundação e um bicicletário em um dos acessos.
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Os locais estudados para desapropriação contemplarão três terrenos com área total de 11.961 m². No total, a área construída da estação deverá ser de 1.954 m²
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Pena q essa linha só vai começar a ser construída num futuro MUITO distante
MUITOS PLANOS POUCA AÇÃO ESTAMOS NISSO A QUASE 35 ANOS , NUNCA FOI FEITO NADA DE CONCRETO, A UNICA QUE MERECE RESPEITO É ACCIONA PELA LINHA 6, O RESTO SÓ PROMESSAS
Deveria se chamar Estação Colonia/Jacu Pessego, como já existe a Jacu Pêssego da L15 linha prata, para diferenciar.
Então só na Estrada Jacu Pêssego, tem 3 estações, Linha 15 Jacu Pêssego, Linha 11 CPTM Coral Dom Bosco, e Linha 16 Violeta Colônia, se olhar mais pra frente ainda tem a estação Mauá da CPTM, totalizando 4 estações de linhas diferentes.
Olha que interessante da pra fazer uma PONTE ORCA, Dom Bosco – Colonia – Dom Bosco., são 2,1km de distância, praticamente distância de estações de metrô. ou um E-BRT em looping.