Linha 17-Ouro do Metrô entra em trimestre decisivo

Ramal de monotrilho está perto de alguns marcos como o final do lançamento de vigas-trilho e o envio do primeiro trem da BYD

O primeiro trem da Linha 17 (CMSP)

Distante da agilidade vista nas obras das linhas 2-Verde, 6-Laranja e 15-Prata, o monotrilho da Linha 17-Ouro continua a manter um ritmo aquém do esperado, a despeito do esforço da gestão atual em recolocar o projeto de volta ao eixo.

A inauguração, por exemplo, pode ocorrer por volta do final de 2024, de acordo com relatos recentes. Até lá, há muito trabalho pela frente, incluindo um preocupante, o contrato de alimentação elétrica, cuja licitação segue pendente.

Mas há marcos a serem celebrados. Um deles envolve o lançamento das vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros. Como mostrou este site recentemente, o Consórcio Monotrilho Ouro está próximo de concluir esse trabalho, tendo já instalado parte das estruturas dentro da estação Morumbi.

Segundo Silvani Pereira, presidente do Metrô, o final dessa fase está previsto para outubro, quando também será lançada a última viga-trilho curva, próxima à Ponte Octávio Frias.

O próximo trimestre também reserva outra importante etapa, o envio do primeiro trem fabricado pela BYD SkyRail na China. A composição, que foi mostrada em março em testes, tem previsão de ser embarcada para o Brasil até o final do ano.

Lançamento de vigas-trilho deve ser concluído em outubro (iTechdrones)

Após um período em que o governo chinês dificultou a entrada de estrangeiros no país, o Metrô finalmente conseguiu enviar uma equipe de 40 funcionários para a BYD a fim de aprovar a fabricação dos 14 trens. A informação foi revelada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) em entrevista à CNN, como relatou o Via Trolebus nesta semana.

A presença da pessoal do Metrô na China deve acelerar a resolução das questões que envolvem a produção já que até então parte desse trabalho era feito de forma remota.

Os desafios em 2023, no entanto, são inúmeros. Entre eles está a conclusão da construção do pátio Água Espraiada e preparação das vias para que a BYD possa realizar os primeiros testes em solo brasileiro. Se esses objetivos forem atingidos no ano que vem, talvez a inauguração da Linha 17-Ouro finalmente comece a se tornar algo palpável.

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dylan
Dylan
2 anos atrás

Só vão perceber o erro de este monotrilho ter um trem de 5 carros ,ao invés de 7 carros ,só quando chegar a Paraisopolis/Jabaquara ,pois a demanda que terá não será baixa de jeito algum, se a Linha 15-PRATA que tem trem de 7 carros já não suporta a demanda atual, imagina a L17-OURO com esse trem super pequeno

ozni
ozni
2 anos atrás
Responder para  Dylan

A Linha 15 não suporta a demanda atual? Vá estudar, meu filho, saia do quarto.

henrique
henrique
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Pra isso que existem os estudos de demanda que o metrô faz, imagina se eles fossem construir linhas de acordo com achismos. A linha 17 é projetada para ser de média capacidade.

Marcelo Bastos
Marcelo Bastos
2 anos atrás

O argumento do “ovo com chuchu” de construir o monotrilho 🚝 em vez do metrô 🚇 foi de que o custo era menor. Se aquela época já era um sofisma, pois o custo por passageiro transportado já seria maior que o metrô, hoje o valor daria para construir metrô, levando mais passageiros e sem a poluição visual que este engodo causou. Batizaris o monotrilho de Ovo com Chuchu

Itamar
Itamar
2 anos atrás

Engraçado que pararam de chamar o Alckmin de “picolé de chuchu” por que será??????

Flávio Augusto Hornstein
Flávio Augusto Hornstein
2 anos atrás

Eu quero que paguem os 20% corrigidos da desapropriação de minha casa em NOVEMBRO DE 2013!!!!!! Onde talvez seja construída a estação Américo Maurano!!!!

Roberto
Roberto
2 anos atrás

Na regiao do Shopping Morumbi está subindo inumeros predios comerciais de alta capacidade. Duvido que os estudos levaram isso em consideração. De qualquer forma, essa deveria ser a entrwga mais importante tanto por ser fundamental paea a mobilodade da cidade, quanto pelo vergonhoso atraso.

Kiritsu
Kiritsu
2 anos atrás
Responder para  Roberto

Oa estudos das linhas nunca são feitos no horizonte de até a linha ser inaugurada, sempre é estudado a demanda crescendo por pelo menos 20 anos depois da inauguração, a linha é completamente capaz de atender a demanda, estão confundindo com a L15 que demanda pendular e é relativamente longa, a L17 tem caráter de distribuição em ambos os sentidos não ficara sobrecarregada por conta da demanda

Juarez
Juarez
2 anos atrás

Boa tarde!
Tenho esperança que num futuro próximo a L17 Ouro chegue até ao Jabaquara zona Sul,fazendo essa interligação “Jabaquara estádio do Morumbi ”
seria muito rápido ir assistir jogos no Morumbi para quem mora em Jabaquara zona Sul e até mesmo para quem mora em Diadema..

Aeroportuário
Aeroportuário
2 anos atrás

Eu, já ficaria feliz, se um dia funcionar……
De preferência enquanto eu estiver vivo ainda !
Trabalho no aeroporto de Congonhas e tudo que vejo é a parede com a foto da “futura entrada” do monotrilho após descer as escadas rolantes….
Triste !

Sérgio Tomasoni
Sérgio Tomasoni
2 anos atrás

Na verdade, é um trecho muito curto, são 7 ou 8 estações, no máximo, pra um tempo absurdo de demora. Basicamente, um trajeto que se inicia na marginal pinheiros e segue depois até o aeroporto de Congonhas, via Brooklyn, Campo Belo, por ali. E a estimativa é de “talvez” ficar pronta em final de 2024. É possível até a linha laranja ficar pronta mais cedo. Posso estar enganado, mas enquanto não houver a expansão dessa linha 17, seja pro lado do Morumbi, seja pro lado do Jabaquara, não enxergo o real benefício desse curto trajeto. Acho que até de carro se chega mais rápido da marginal até o aeroporto.