Linha 17-Ouro no Morumbi será retomada pelo governo Doria

Projeção da Linha 17-Ouro na Avenida Jorge João Saad, ao lado do estádio do Morumbi
Projeção da Linha 17-Ouro na Avenida Jorge João Saad, ao lado do estádio do Morumbi

O Metrô de São Paulo retomará a construção do trecho entres as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi, da Linha 17-Ouro, revelou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy na última sexta-feira, 6 – a afirmação foi feita durante palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Ao falar sobre as obras do ramal, que estão entre as mais complicadas da companhia, Baldy aproveitou para afirmar em primeira mão que o chamado “Trecho 3” será retomado em breve

O secretário explicou que “não era possível chegar ao estádio do Morumbi com a Linha 17 porque ali foram construídas duas torres onde era exatamente o sentido onde a linha do monotrilho passaria”, mas revelou que “o Metrô encontrou uma alternativa” e que será anunciada nos próximos dias.

“Esse projeto vai ser retomado para chegar da estação Morumbi, na Marginal (Pinheiros), passando pela comunidade de Paraisópolis, na avenida Hebe Camargo, e ligando com a Linha 4-Amarela na estação (São Paulo)-Morumbi”.

Baldy não comentou a recente entrada da empresa KPE como sócia da Coesa Engenharia no contrato de obras civis da fase prioritária da Linha 17, mas afirmou que será dada “maior celeridade” aos trabalhos em breve.

O traçado da Linha 17 e suas fases

Trecho polêmico

A fase 3 da Linha 17 é a mais polêmica do monotrilho. Desde que a ideia surgiu, é motivo de reclamações por conta do seu traçado. Uma associação de bairro protestou quanto ao modal por ocupar o canteiro central da avenida Jorge João Saad enquanto o cantor Benito Di Paula teve sua casa desapropriada para abrir espaço para expansão do ramal.

A passagem das vias elevadas pelo Cemitério do Morumbi também virou motivo de protestos, enquanto o condomínio citado por Baldy mudou o projeto de forma a ocupar uma área vizinha à avenida Jules Rimet e assim dificultar o alargamento da via.

Por outro lado, o trecho final da Linha 17 promete trazer uma melhor conectividade à favela de Paraisópolis que, ao contrário de muitos moradores da região, pede pelo ramal do Metrô há anos. Outro projeto que pode se beneficiar da sua extensão é o Parque Global, um imenso complexo multiuso no lado bairro da Marginal Pinheiros e que terá uma estação dentro de sua área.

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