Linha 5-Lilás deve contar com a volta dos trens da Frota F até o final do ano

Trem da Frota F com apliques no padrão da ViaMobilidade (Reprodução)

Afastada da operação desde 2017, a Frota F (atual Serie 500) da Linha 5-Lilás deverá retornar ao serviço até o final do ano. A informação foi fornecida pelo secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy em entrevista ao Diário do Transporte nesta terça-feira.

Segundo Baldy, sete dois oito trens passarão a operar no ramal dentro de 60 dias, ou seja, pouco antes das festas de final de ano. Hoje a ViaMobilidade, concessionária que opera a linha, conta apenas com 26 composições da Frota P, fabricada pela CAF e entregue a partir de 2013. A razão é que esses novos trens são equipados exclusivamente com o sistema de sinalização CBTC, introduzido pela Bombardier há pouco mais de dois anos.

Já a Frota F, produzida pela Alstom e em serviço desde a abertura do ramal, em 2002, operava com outro sistema de controle, o ATC. Embora tenha recebido o CBTC, os trens não tiveram a conversão concluída pela empresa canadense até agora. Alguns já receberam o novo padrão de cores da ViaMobilidade e a atualização de alguns sistemas e equipamentos, mas seguem afastados da operação.

Há dois meses, dois trens da Frota F foram filmados na estação Eucaliptos durante a madrugada realizandos testes, mas o vídeo, publicado no Youtube, foi retirado do ar em seguida.

Trem da Frota P: com 26 unidades, modelo tem suportado a demanda crescente da Linha 5

Demanda retida

Com cerca de 600 mil usuários por dia, a Linha 5-Lilás completou um ano de ligação com as linhas 1-Azul e 2-Verde nas últimas semanas. Desde então, o volume de passageiros cresceu significativamente, mas ainda está longe da previsão de 800 mil usuários/dia. Uma das razões está na falta de trens que impede que os intervalos sejam reduzidos. Como pelo menos um trem está fora de serviço como reserva, o ramal pode contar no máximo com 25 composições, embora o usual seja menos que isso.

Com a retorno da Frota F, a ViaMobilidade poderá utilizar cerca de 30 trens no horário de pico, ampliando e tornando mais regular o serviço. Em paralelo, a concessionária está resolvendo alguns gargalos da linha como a estação Capão Redondo, que teve sua área de circulação expandida nesta terça-feira. A empresa também amplirá a estação Santo Amaro nos próximos meses, local de conexão com a Linha 9 -Esmeralda.

Previous Post

Linha 15-Prata passa a contar com subestação própria de energia

Next Post

CPTM pode levar Linha 7-Rubi até Brás nas próximas semanas

Related Posts