Os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi da CPTM devem ter uma surpresa nas próximas semanas. A companhia estaria prestes a iniciar testes para estender a operação do ramal para além da estação Luz, atual parada final. Segundo informações que circulam em redes sociais, os trens da Linha 7 que vêm de Francisco Morato deverão seguir até a estação Brás em alguns horários.

Essas viagens teriam caráter experimental e deverão usar a plataforma 2 de Brás, que está desocupada desde que a Linha 10-Turquesa passou a utilizar apenas a plataforma 1. Ainda não se sabe exatamente a data de início desses testes nem quanto tempo durarão, mas é certo que a CPTM está prestes a anunciar mudanças na região central onde circulam também as linhas 11-Coral e 12-Safira.

Uma pista do que pode estar prestes a ocorrer foi dada pelo site Diário dos Trilhos na segunda-feira (21) que revelou as mudanças em primeira mão. Além de antecipar a ida da Linha 7 até Brás, o site também revelou que a Linha 11-Coral, que hoje termina também na estação Luz, seguirá até a Barra Funda, ocupando uma das plataformas que estão vazias atualmente. É lá que futuramente o Trem Intercidades operará, segundo os últimos estudos do governo.

A hipótese de a Linha 11 chegar à Palmeiras-Barra Funda consta inclusive dos estudos de concessão do polo multimodal, o que deve elevar o movimento no local de forma significativa. Na prática, se essas mudanças forem confirmadas, a estação Luz voltará a ser um ponto de passagem dos ramais, algo mais coerente com seu layout original.

Consultada, a CPTM preferiu não comentar o assunto, apenas que “estuda constantemente melhorias operacionais, visando ampliar as possibilidades de acesso e integração dos passageiros, com equilíbrio da demanda na região central de São Paulo. Qualquer alteração na malha operacional será divulgada tão logo definida pela Companhia“.

Integração Centro

Possíveis mudanças nas estações terminais da CPTM na região central remetem ao fatídico projeto “Integração Centro”, lançado pelo governo do estado nos anos 2000. Na época, as linhas da CPTM ainda eram nomeadas por letras e a integração entre elas era bastante precária.

Foi quando surgiu a ideia de criar uma espécie de corredor central entre Barra Funda e Brás, passando por Luz, três das mais movimentadas estações da cidade. Como os ramais da CPTM praticavam intervalos bastante altos, o projeto previa o compartilhamento das vias de modo a permitir que as linhas que terminavam em Brás pudessem seguir até Luz ou Barra Funda e vice-versa.

Para viabilizar a mudança, as estações foram adaptadas, sobretudo Luz, que ganhou toda uma nova circulação subterrânea para ligá-la à Linha 1-Azul, do Metrô. Mas o projeto naufragou e com isso hoje viajar entre Barra Funda e Brás exige que o passageiro faça pelo menos uma baldeação obrigatória em Luz. Espera-se que o “pacote surpresa” da CPTM enfim simplique essa situação e de forma viável.

Mapa que mostra Integração Centro na década passada (GESP)