O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, deve retomar as escavações no fim de abril, segundo a assessoria da Linha Uni. A tuneladora chegou à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado na sexta-feira, 1º de março. Com isso, terá uma pausa para manutenção de quase 2 meses.
Em média, o tempo de pausa entre os trechos escavados é de cerca de um mês, quando são realizados serviços de manutenção no equipamento, além do arraste da máquina até o ponto de emboque.
No entanto, recentemente tivemos casos em que os outros tatuzões que estão em atividade na cidade de São Paulo ficaram menos tempo parados, como o da Linha 2-Verde e o Tatuzão Sul da própria Linha 6-Laranja.
A concessionária não explicou a razão do maior tempo de paralisação, mas por outro lado previu que o tatuzão chegará na estação Vila Cardoso apenas em novembro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Serão aproximadamente 6 meses de trabalho entre uma estação e outra. Considerando uma distância de 1,1 km entre as estações, o tatuzão deve registrar uma média avanço diário de 6 metros.

Na etapa anterior, entre as estações João Paulo I e Itaberaba, o Tatuzão Norte realizou uma média de avanço de 7 metros de montagem de túneis por dia.
Como se sabe, o trecho por onde a tuneladora trabalha é formado por um solo rochoso além de falhas geológicas, que tornam a atividade mais desafiadora.
Ainda assim, o Tatuzão Norte pode concluir seu trabalho antes do Tatuzão Sul, que ainda tem um longo caminho pela frente. Há apenas duas estações até o fim das escavações, já no sentido sul será preciso atingir FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. A máquina ainda escavará mais um trecho de túneis até um poço de ventilação, onde será desmontada.