Linha 6-Laranja transportará 51 mil passageiros no horário de pico, prevê LinhaUni

Sistema de sinalização fornecido pela Siemens permitirá também a aplicação de intervalos mínimos de até 75 segundos, quase que dobrando a oferta estimada. Operadora planeja colocar 14 trens em serviço inicialmente

Linha 6-Laranja terá baixos intervalos (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja terá baixos intervalos (Jean Carlos)

A operação da Linha 6-Laranja de metrô está em processo de delineamento. Conforme o processo de construção se consolida, as equipes de operação da LinhaUni já começam a traçar estratégias para a operação do ramal.

Durante a apresentação dos novos trens da Linha 6-Laranja foram divulgadas algumas das características da futura operação. Inicialmente está planejado o funcionamento em duas fases.

A primeira etapa de operação da Linha 6-Laranja ocorrerá entre as estações Brasilândia e Perdizes, primeiro trecho a ser aberto a partir de outubro de 2026. A extensão operacional contará com aproximadamente 8,2 km de vias e 14 trens circulando em horário de pico.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A segunda etapa de operação deverá ocorrer posteriormente, com a abertura do trecho até a Estação São Joaquim no quarto trimestre de 2027. Nesta etapa a Linha 6-Laranja deverá ter aproximadamente 13,6 km de vias operacionais. Estão previstos 20 trens circulando no horário de pico.

Primeira etapa de operação da Linha 6-Laranja (Jean Carlos)
Primeira etapa de operação da Linha 6-Laranja (Jean Carlos)

O sistema de sinalização do trecho será o CBTC fornecido pela empresa alemã Siemens, que também está implantou o sistema na Linha 4-Amarela. O intervalo previsto será de 2:14 minutos no horário de pico, podendo chegar ao limite de 1:15 minutos.

Em regra, o intervalo projetado é de 25 trens por hora, representando uma oferta de 51,1 mil passageiros/hora/sentido. No cenário extremo, com intervalo de 75 segundos, a oferta praticamente irá dobrar, chegando a 48 trens/hora. Neste cenário a oferta será de 98,1 mil passageiros/hora/sentido.

Características da operação da Linha 6-Laranja (Linha Uni)
Características da operação da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Segundo dados da LinhaUni, o percurso total entre Brasilândia e São Joaquim deverá ter duração de 23 minutos. Isso representa uma velocidade média de 35,5 km/h.

O site realizou alguns cálculos e estimou que a distância média entre trens no cenário de operação plena do ramal será de 1.362 metros. Considerando o intervalo de 144 segundos planejado a velocidade média será de 34 km/h, compatível com as expectativas da concessionária.

Segunda etapa de operação da Linha 6-Laranja (Jean Carlos)
Segunda etapa de operação da Linha 6-Laranja (Jean Carlos)

No cenário extremo a velocidade média das composições para o atingimento do headway de 75 segundos seria de 65,3 km/h. Cabe citar que este é um cenário limite que poderá ocorrer em situações excepcionais.

Em termos gerais, a operação da Linha 6-Laranja entre Brasilândia e São Joaquim contará com dois trens como reserva operacional. O trecho também conta com estacionamentos estratégicos que permitirão a injeção e recolhimento de trens, permitindo maior fluidez e tomadas de decisão mais eficazes.

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Celso Jorge
Celso Jorge
1 ano atrás

Só dois trens como reserva operacional é muito pouco e pode levar a frota ao limite, e quando precisar fazer uma manutenção mais prolongada em um ou mais trens, como é que fica? A empresa errou nessa parte, deveria ter uma frota de no mínimo 36 trens para a extensão da linha entre Brasilândia e São Joaquim, teria uma margem de segurança razoável, lembrando que máquinas como essas dão muitos defeitos, podem quebrar ou se acidentar e isso já ocorreu e ocorre em TODAS as linhas da rede, economia porca e estúpida para aquisição de material rodante!

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás
Responder para  Celso Jorge

36 é demais pra uma linha tão pequena, a reserva operacional é sempre de 5% da frota, a linha não tem demanda tão grande pra utilizar tantos trens assim, todas as linhas já operam nesse mesmo esquema desde que existem e nunca faltou trem pra linhas operarem em suas respectivas capacidades

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
1 ano atrás

Provavelmente a segunda fase será inaugurada em 2030. Espero estar errado.

Celso Jorge
Celso Jorge
1 ano atrás

Poderia ser um número aproximado de 36 trens sim, pelo menos uns 29 ou 30, pois a extensão de pouco mais de 15 quilômetros é semelhante à de outras linhas e a demanda não será fraca, não, pois além da demanda reprimida da Brasilândia e de toda a Região Noroeste da cidade, as integrações com linhas importantes farão a diferença! O fato é que deixar só dois trens como reserva operacional é arriscado demais, caso um tenha um defeito grave que o impeça de andar por muito tempo ou algum sinistro que o retire definitivamente de circulação, como fazer para repor de imediato?
Esse tipo de coisa não pode ser descartada, vide o caso da Linha 15, vide um trem 2070 desde os tempos que andava na Linha 09 e nunca foi usado na Linha 12 porque não conseguem mais fazer voltar, frota no limite na Linha 05 porque a Via Calamidade tem má vontade e preguiça de colocar os trens da Frota F em operação plena, sempre alegando incompatibilidade com o CBTC da linha e só porque são trens um pouco mais antigos que os Ps, acha que pode joga-los fora, até chegar um momento que alguns dos 26 trens não puderem prestar serviço de imediato e aí até encomendar novos e esperar todo o processo para repor as máquinas, a Linha 05 já colapsou de vez!
Eu acho que deveria ter mais, a empresa não pode confiar tanto assim nessas máquinas, pois a Alstom ainda tem o histórico de apresentar trens aqui no Brasil com muitos defeitos de fabricação e por isso uma margem de segurança maior não seria demais!

Tiago
Tiago
1 ano atrás

olha mesmo para início tá muito baixo a linha que passa na porta na minha casa leva 169.000 passageiros catracados por mês

Marcus
Marcus
1 ano atrás
Responder para  Tiago

Por mês, não diariamente…

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Só para saber, quando houver a inauguração parcial do trecho (Brasilândia-Perdizes), a integração com o sistema metroferroviário será na estação Água Branca, certo?

Se for nessa estação, qual é o cronograma da REFORMA? Já que, em tese, deveria haver um planejamento em vias de conclusão e até mesmo de realização de obras civis, projetando tal acontecimento. Ou será que corre-se o risco de haver uma forma improvisada de integração e sobrecarregar a linha da ViaMobilidade, estilo linha 5 quando inaugurou as primeiras estações?