Linha 8-Diamante tem mais um descarrilamente de trem, desta vez próximo à estação Júlio Prestes

Imagens mostram composição da Série 7000 com dois vagões fora dos trilhos nas proximidades da estação terminal do ramal operado pela ViaMobilidade
Trem da Linha 8-Diamante descarrilado perto da estação Júlio Prestes em março de 2023 (Reprodução/TV Globo)

A ocorrência de descarrilamentos nas linhas operadas pela concessionária ViaMobilidade tem se tornado rotina nos últimos meses. Sem surpresas, na manhã desta quinta-feira, 30 de março, por volta de 7 horas, mais um trem da Linha 8-Diamante, operado pela companhia privada, teve vagões saindo dos trilhos, desta vez, nas proximidades da estação Júlio Prestes.

Em imagens que circulam nas redes sociais é possível constatar que se trata de um trem da Série 7000 (7033), modelo que a concessionária constantemente reclama das condições em que foram entregues pela CPTM.

Veja também: Linha 8-Diamante tem descarrilamento e trem fantasma em 18 de março

Os passageiros desambarcaram da composição e seguiram pela via até a estação Júlio Prestes. O local do descarrilamento fica onde existe um aparelho de mudança de via, o que pode ter influenciado o incidente já que esses equipamentos, se manuseados erroneamente, dão margem a problemas desse tipo. A própria concessionária citou “uma falha em equipamento de via” como motivo do incidente, mas sem detalhar o ocorrido.

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A ViaMobilidade informou que o trecho até Palmeiras-Barra Funda está sendo atendido pela Linha 7-Rubi, ou seja, os passageiros têm que descer e seguir viagem no ramal paralelo e que atende a estação da Luz.

É possível notar que um dos vagões parece seguir os trilhos do aparelho de mudança de via da região (Arte sobre imagem da TV Globo)

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42 comments
    1. É nítido. Entra um ente privado. No ano seguinte um governo que não é alinhado com a esquerda, MP canhoteiro enchendo o saco e como num passe de mágica, tudo vira um caos. É uma metodologia bastante cretina que é a cara da esquerda. Sabotagem é pouco. É maldade pura.

      1. Tem uma falha na sua logica: o tal governo de esqueda comecou bem depois das falhas. As falhas comecaram assim que a via mobilidade assumiu, nao foi asim que o ano virou.

        A verdade é que a supervia mobilidade custa mais caro que a CPTM para prestar um servico pior.

        1. Descarrilamentos quase que diários? Monotrilhos batendo de propósito? Greves sorrateiras? Aham, çei!
          Uso as 2 linhas há quase 2 décadas e sempre tinha alguma coisa pra atrasar as viagens, mas eu nunca vi tantas “coincidências” como agora.

          1. OBrigado por reconhecer que estava errado.

            Se usa a linha ha quase 2 decadas entao é testeminha de como o nivel de servico caiu desde que a VM assumiu.

      2. Refresca minha memória, mas essa concessão não está há 2 anos em operação, quando era outro governo?

      3. Você tá certinho. Até mato nos trilhos tão indo plantar de madrugada pra sabotar a coitadinha da ViaMobilidade. Lixo na via e trens imundos também é sabotagem, não é abandono geral pela coitada da ViaMobilidade não. Haja ‘intelijênça’ viu.

  1. Tragédia anunciada, essa via Imobilidade não tem know-how para fazer a manutenção dos trilhos. Só vão entender isso, quando um trem acerta o outro em sentindo contrário. Deus tenha misericórdia

    1. Ué, então por que isso não acontecia antes da linha ser concedida? É tão difícil assim assumir que uma empresa estatal pode trabalhar melhor do que uma orivada?

  2. vcs já repararam, que a maioria dos acidentes envolvem trens na cor vermelha original, ou seja, aqueles serão devolvidos para a CPTM?

    coincidência ou a CCR está empurrando com a barriga a manutenção dos trens que serão devolvidos?

    como um trem anda arrastando descarrilhado durante um bom trecho e em boa velocidade como aquele na estação domingos de moraes e não sinaliza nada pro operador nem entra em emergência?

    1. Bem notado! Fora que a nova pintura dos trens lembra muito a da Supervia do Rio, mostrando o sucateamento que a viamobilidade planeja fazer nas linhas paulistas de trem.

    1. Eu não sei se é caso de sabotagem ou não, mas na imagem da pra ver nitidamente que o trem descarrilou porque o AMV estava ou foi ativado para que os trens a direita fossem para a linha a esquerda, ou vice versa

  3. A duvida é: O que ganhou o Sr. Rodrigo Garcia e o PSDB e o que ganha o Sr. Tarcísio de Freitas e seu partido em manter tal concessão?
    Ora trens foram feitos para estar nos trilhos, qualquer coisa diferente disso é anormal e não pode ser aceita como algo comum.
    A CCR se mostra incompetente para gerir essas linhas e aceitem transporte público tem que ser por estatal. Não foi feito pra dar lucro.

    1. Ah é? Cadê os descarrilamentos na CPTM? Praticamente toda semana a sua empresa tem alguma caca acontecendo. Difícil defender…

    2. Ah sim, 7 descarrilamentos em menos de 2 anos. Nem na pior época da CPTM logo quando assumiu era assim.
      Passe mais pano, vai…

  4. Uma sequência muito estranha e em intervalos de tempo menores. Os esquerdinhas aqui podem vir chorar que eu não ligo a mínima pra vocês, se isso não for sabotagem, não seiIz o que é. Uma ação criminosa e muito bem coordenada.
    Só não vê quem é esquerdista e quer tudo dentro do “Estado”.

    Isso precisa ser investigado urgentemente. O usuário do transporte público não pode ser penalizado por causa de divergências políticas e ideológicas.

    1. kkkkkk, que esquerdinha poderosa hein? Faz sabotagem há um ano com a coitadinha da viamobilidade e ela não é capaz de fazer nada contra????

      Podem investigar, vão descobrir que a terra não é plana, que os Illuminati não dominam o mundo e que a viamobilidade é incompetente e negligente.

      1. Bicho, segundo esse aí “a esquerda” é tão organizada pra sabotar que até mato estão indo plantar na via permanente pra prejudicar a ViaCalamidade. Não é incompetência e abandono não, magina. Só tem lixo entulhando e um matagal em formação pq foram lá sabotar. Trens rodando sujos por DIAS sem limpeza, mas é sabotagem sim.

  5. ninguem diz: mas a real é uma só

    a cptm esta em estado deploravel, e foi entregue nestas condicoes. Ponto !

    cuiriosamente as melhorias estao acontecendo quando a grana parcelada da privatizacao cai, só aonde a cptm tem interesse…ainda !

    qualquer privatizacao começa assim – a herança é maldita (vida telecom e ti) e só depois de um tempo com a casa arrumada as coisa melhoram !!!

    isso se chama bom senso, observação da vida real. E nao digam que as telecom nao mehlhoraram algo, quando spo tinhamos tel fixo a preço de ouro e celulares tijolao ?

    exceção ao estado do RJ – que é uma verdadeira terra de ninguem .

    porque nao temos uma materia acerca disso? mostrando que o que foi passado ja aparentava ter desafios a serem vencidos?
    assim evitariamos polemicas desnecessarias aqui

    1. Simples assim! E fazer melhorias com a coisa andando é extremamente difícil. Vai melhorar, mas levará tempo.
      Minha mãe entrou num plano de expansão da antiga Telesp. 4 anos e meio pra instalar a linha. E tem gente que quer mais Estado. Minha nossa! Ou é burrice ou canalhice, ou a junção dos 2.

      1. Pelo amor de deus… a empresa privada só pensa em lucrar, não esta nem ai pra segurança ou prestar um bom serviço, e vc ainda acha q quem quer mais estado e burro? Sugiro rever seus conceitos…

        1. Não há nada a ser revisado! Sou totalmente a favor do lucro e que o Estado apenas cumpra tuas funções básicas. Se não tiver lucro ninguém sobrevive! O fantástico mundo de Bobby do esquerdismo é doença mental! Se esse é o conceito que você acredita, não careço de mudar!

          1. Doença mental é colocar política em tudo, e por a segurança de pessoas em risco, hj não tivemos nenhum morto, mas não da pra afirmar q vai ser assim futuramente

      2. o nome é auto-explicativo: plano de EXPANSÃO.

        sabe o que havia de telecomunicações no Brasil antes do plano de expansão? nada!

        sabe quem construiu toda a infraestrutura de telecomunicações no Brasil? o malvadão do estado, através do plano de expansão, onde o usuário comprava a linha e ações da empresa, onde a abertura de capital permitia a expansão do sistema e construção de mais infraestrutura.

        sabe o que aconteceu quando tudo ficou pronto e não precisava mais esperar meses para uma linha telefônica? foi privatizado a preço de banana, por FHC e José serra, num processo conhecido como privatização tucana. tem livros, com documentos que provam tudo.

        no inicio da privatização, a espanhola telefônica, que assumiu a Telesp, vivia com problemas e era recordista de reclamações. tanto que mudou seu nome fantasia para vivo, devido a marca telefônica estar queimada. só melhorou os serviços quando finalmente começaram a instalar fibra ótica, quase 20 depois. e mesmo assim a vivo é uma das campeãs de reclamações.

        aprenda uma coisa, no Brasil empresa privada que trabalha em serviço público, só pensa em ganhar junto com apadrinhado politico. se vc acha legal essa balburdia com o dinheiro alheio, doa seu dinheiro para a CCR. o dinheiro dos meus impostos para pagar serviço superfaturado e propina eu não aceito.

    2. Cara vc ainda cai nessa? A Viamobilidade antes da concessão vistoriou as linhas, trens, e equipamentos e não apontou nenhuma má condição, todo mundo sabia q eram as melhores q a CPTM tinha, não adianta vir aqui e falar inverdades para defender a CCR

  6. O fato é: a supervia mobilidade vistoriou os trilhos e trens. Os mesmos trilhos e trens que eram usados pela CPTM.

    Dai os acidentes comecam a acontecer e vem culpar justamente o que ja tinham vistoriado? O mesmo material que na mao na CPTM falhava muitissimo menos?

    e essa empresa de merda ainda tem cara de pau de chamar a frota 7000 de antiga.
    -> a frota 7000 tem a mesma idade dos trens da linnha 4 amarela também operada pela ccr. Se os 7000 sao velhos, entao a frota da linha 4 também é.
    -> a frota 7000 na mao da cptm funciona super bem, so da essa quantidade absurda de problemas nas maos da via mobilidade
    ->se idade fosse o problema, CPTM opera com sucesso a frota 2000 ha 23 anos sem os problemas que a via mobilidade ta tendo
    -> os trens e vias foram vistoriados pela supervia mobilidade. Se realmente existisse problema, a supervia mobilidade teria apontado antes.
    -> pode ser coincidencia, mas a maioria das falhas acontece com trens que serao devoldidos para CPTM daqui alguns meses. SEra um indicativo de que estao fazendo a manutencao de qualquer jeito para devolver os trens podres pra CPTM?

    1. Só faltou ele provar a acusação, né, errinho? Muito conveniente o cara que fez a concessão tirar o corpinho sujo dele fora.

  7. quanta gente insensata, sem capacidade de auto critica da realidade.
    só defendendo o lado criminoso da força/vermelho e achando..achando que ainda estão certos…
    quanta gente tapada !!!

  8. A duvida é: O que ganhou o Sr. Rodrigo Garcia e o PSDB e o que ganha o Sr. Tarcísio de Freitas e seu partido em manter tal concessão?
    Ora trens foram feitos para estar nos trilhos, qualquer coisa diferente disso é anormal e não pode ser aceita como algo comum.
    A CCR se mostra incompetente para gerir essas linhas e aceitem transporte público tem que ser por estatal. Não foi feito pra dar lucro

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