Linhas 11, 12 e 13, da CPTM, não funcionarão nesta terça, 24, devido a greve
Ramais 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa funcionarão normalmente, assim como todas as linhas do Metrô

Após assembléia do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, que reúne os funcionários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade na noite desta segunda-feira, 23, foi decidida a realização de uma greve nesta terça, 24.
As linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, cujos trabalhadores são filiados a outros sindicatos, funcionam normalmente assim como as linhas do Metrô.
De acordo com a entidade, a decisão de greve se dá por “falta de respeito por parte da CPTM que não chegaram à acordo nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/21e 2021/22”. A greve já havia sido aprovada em assembléia no dia 04 de agosto de 2021.
A Justiça determinou que pelo menos 70% dos trens estejam em operação no horário de pico, que vai das 5h às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários os grevistas devem manter 50% da operação.
Status da greve
7h25 – Ônibus estão fazendo percurso Calmon Viana-Tatuapé na Linha 12 e Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart na Linha 13.
7h00 – Metrô liberou integração gratuita com a CPTM nas estações Itaquera e Tatuapé. Companhia informa que reforçou número de trens da Linha 3-Vermelha.
4h30 – A Linha 11-Coral funciona entre Luz e Guaianases, enquanto o trecho até Estudantes está paralisado. As linhas 12-Safira e 13-Jade estão paralisadas. Demais ramais funcionam normalmente.
Uma coisa é fato. Essa brincadeira tem hora pra acabar!
No máximo 2024.
Sempre existe um momento mais adequado para se reivindicar reajustes, com a pandemia de Covid-19 em queda, mas ainda em um patamar elevadíssimo no Brasil, á redução do número de passageiros com a consequente queda expressiva na arrecadação, e milhares de desempregados, os sindicalistas demonstram desprezo e ou indiferença com a população ao exigirem benesses em tempos difíceis.
Se já estava difícil se manter o distanciamento mínimo e evitar-se as inconvenientes lotações e aglomerações em plataformas e em transportes coletivos, esta atitude só veio a agravar ainda mais a situação da transmissão da pandemia, lembrando que quem se utiliza de transporte coletivo é normalmente o pessoal de baixa renda.
Quanto mais greves e reivindicações, algumas talvez até justas, mas no momento inoportunas e inadequadas do funcionalismo, mais o povo responderá nas urnas votando em propostas que têm como parâmetro as concessões e privatizações. Será que os sindicalistas não vislumbram isso?
Façam mais greves servidores/funcionários públicos, a população e o governo os apoiam majoritariamente e assim vocês vão se fortalecer cada vez mais. Por favor façam mais greves!!!
Olá Amigos
Endosso tudo o que o Sr.Leoni falou, convivo com esses “Sindicatos” desde 1967 e eles não estão ai para o que esta acontecendo, eles nunca perdem o emprego e quando a corda aperta eles te mandão procurar a justiça do trabalho como aconteceu comigo, pra minha sorte um grande amigo me socorreu , Dr. Edgard Grosso que livrou a minha barra. Para mim foram duas grandes lições que tomei e fora outras que eu vi acontecer com muitos outros que tomaram um pé na b….. e ficaram pedindo ajuda nos cruzamentos.Bom senso nunca é demais
A metra fez greve em março e ganhou o ABC todo de brinde + o brt abc. Os onibus de SP fizeram greve , inclusive com sabotagem (o que não é permitido pela lei de greve) varias vezes, e vão receber 4 bilhões em subsídio. Milhares de empresas de ônibus tiveram greve durante todo esse período e em nenhum momento foi cogitado quebra de contrato , encapaçao ou intervenção. Terceirizadas e fornecedores da CPTM e metrô já entraram de greve e nem por isso houve quebra de contrato ou multa. Então porque quando a greve é de funcionários de uma estatal sempre esse discurso de privatização, demissão, etc?
A greve é um direito garantido por lei. Quem determina se é abusiva ou não é o TRT. Tem que separar uma coisa da outra. O estado quer conceder a CPTM porque precisa satisfazer o mercado empresarial para qual representa . Inclusive o secretário sr. Baldy deveria ser processado por assédio moral ao relacionar a greve a concessão das linhas
. entendo que o sindicato da zona central do Brasil perdeu o timing e cometeu um erro ao querer negociar em separado aos demais e entrar de greve agora quando o governo já negociou e havia fechado acordo com os outros sindicatos. Mas aí uma coisa não tem nada a ver com a outra e se o juiz que julgar a greve entender q ela foi ilegal, q o sindicato seja punido como se manda a lei. E vida q segue