A LinhaUni, concessionária responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja, forneceu detalhes sobre a atual posição dos seus dois tatuzões que estão em atividade.
Tatuzão Norte:
Segundo a empresa, a tuneladora norte percorreu 450 metros desde que deixou a estação João Paulo I no final de outubro de 2023. Neste momento o equipamento já passou pelo poço VSE Phillipini e tem aproximadamente 500 metros para percorrer até chegar ao próximo ponto de parada, a futura estação Itaberaba – Hospital Vila Penteado, o que deverá ocorrer em março.
O Tatuzão Norte avança em um ritmo mais devagar, ao contrário do seu “irmão”, que escava em direção ao sul da linha. Se consideramos a hipótese que tenha partido no dia 20 de outubro de 2023, a média de escavação tem sido de 6 metros por dia. A velocidade mais baixa já era esperada em virtude do tipo de solo (rochoso) pelo qual a máquina avança.

Tatuzão Sul:
O Tatuzão Sul, que foi o primeiro a partir, percorreu mais de 600 metros desde que deixou a estação Perdizes no começo de novembro. Ele tem uma previsão de percorrer aproximadamente 340 m até o próximo ponto de parada.
Recentemente passou pelo VSE João Ramalho e deverá chegar à futura estação PUC- Cardoso de Almeida no início de fevereiro.
Nesses cerca de dois meses em atividade, o Tatuzão Sul teria escavado em média quase 10 metros por dia.
As distância que ambos as tuneladoras estão percorrendo de uma estação a outra atualmente são bem parecidas. No entanto, o Tatuzão Sul, mesmo retomando as escavações após a Norte, deverá chegar até a próxima estação com um mês de antecedência.
O canal Linha 6 Laranja, que acompanha de perto o avanço dos dois tatuzões, publicou um vídeo com estimativas de avanço nesta semana. Confira:
